Na Semana Mundial do Meio Ambiente, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente do Governo de Canoinhas visitou o aterro sanitário para onde são destinados os lixos coletados no município. Além de Canoinhas, a empresa recebe materiais encaminhados de mais dez cidade: Jaraguá do Sul, Rio Negro, Mafra, Itapoá, Itaiópolis, Monte Castelo, Três Barras e Papanduva de Santa Catarina, e Rio Azul e Campo Tenente do estado do Paraná.
O aterro recebe, por dia, em média, 300 toneladas de materiais. “Só de Canoinhas são 672.950 quilos por mês, com 30% de materiais que poderiam ser reciclados”, informa o diretor de meio ambiente, Agostinho Machado.
Foto: equipe da Secretaria do Meio Ambiente. Da esquerda para a direita: supervisor, Ildemar Weinert, chefe de setor, Camila Lemos, e diretor de meio ambiente, Agostinho Machado.
O aterro sanitário é o local para destinação do lixo que têm a preparação necessária para evitar contaminação. Este preparo se dá através da impermeabilização do solo. O lixo é levado para o local, devidamente preparado, e é compactado por um trator de esteira para diminuir o volume.
Para evitar o mau cheiro, a contaminação ou até proliferação de animais, o lixo é intercalado com terra, colocado em camadas, para que seja feito o processo de decomposição dos materiais. Como consequência deste procedimento, é gerado o gás metano que pode ser queimado através de saídas específicas.
Confira os dias de coleta seletiva na área urbano:
Segunda-feira: Alto da Tijuca, Jardim Esperança, Loteamento Santa Cruz, Cohab I e Alto do Frigorífico
Terça-feira: Industrial I, Sossego, Tricolin e Piedade
Quarta-feira: Alto das Palmeiras, Boa Vista, Água Verde, Cohab II e Industrial II
Quinta-feira: Centro e Marcílio Dias
Sexta-feira: Campo D’Água Verde
Confira os dias de coleta seletiva nas áreas do interior: https://www.pmc.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/18101/codNoticia/549035
Faça a separação correta do seu lixo:
Papel: Jornal, revistas, papelão, embalagens longa vida, envelope.
Plástico: Potes, garrafas pet, PVC, sacos plásticos, baldes, recipientes de higiene e limpeza, tampas e brinquedos.
Vidro: Potes de vidro, garrafas, copos, embalagens e frascos.
Metal: Latas de alumínio, latas de aço (óleo, sardinha, molhos, canos e arames, ferragens e esquadrias).