InícioDestaqueVOCÊ SABE EXATAMENTE O QUE É O BULLYING E CIBERBULLYING?

VOCÊ SABE EXATAMENTE O QUE É O BULLYING E CIBERBULLYING?

Últimas notícias

Regulamentado direito das crianças e adolescentes em ambiente digital

Uma resolução do Ministério dos Direitos Humanos e da...

Bombeiros realizam parto dentro de ambulância durante ocorrência

Nesta terça-feira, 09, por volta das 02:29, os bombeiros...

Homem morre em acidente na BR-280, em Três Barras

Na noite desta segunda-feira, 08, por volta das 19h56...

Jaquelini Conceição[1]

Príncela Santana da Cruz[2]

Erica Eloisa Paulitisky[3]

Paola Malacoski Schimingoski[4]

 

Como sabemos, o comportamento agressivo tem se tornado muito comum em nosso cotidiano, e nesse sentido a prevenção faz a diferença.

 

 

O QUE É O BULLYING?

Para melhor compreensão, a palavra bullying, derivada do verbo inglês bully, não tem tradução para a Língua Portuguesa, mas é definida pelo autor como “valentão”, “tirano”, “uso da superioridade para intimidar alguém”1. Há a existência do bullying quando um estudante é vitimizado ou agredido, estando exposto repetidamente e ao longo do tempo a ações negativas por parte de um ou mais estudantes, tendo como consequências dano e sofrimento aos alvos2.

 

 

QUAIS AS FORMAS DE BULLYING?

No bullying, as agressões podem ser de forma direta, em que a vítima vê e sabe quem é o agressor, ou indireta, em que a vítima é atacada, mas pode não saber quem é o agressor2.

São formas diretas as agressões2:

  • Físicas: chutar, empurrar, bater, dar pontapés, roubar, empurrar, danificar pertences;
  • Verbais: xingar, ameaçar, insultar, humilhar, intimidar, discriminar;
  • Sexuais: insinuar, assediar, abusar, violentar.

São formas indiretas2-3:

  • O isolamento: afastar a pessoa de eventos por qualquer razão;
  • A exclusão da vítima, afetando o relacionamento entre pares;
  • O cyberbullying: é o uso de informações e de tecnologias de comunicação com o objetivo de difamar ou apoiar de forma deliberada comportamentos.

 

 

CRIMES VIRTUAIS – DO BULLYING AO CYBERBULLYING

O Brasil ainda não possui código que regulamente de forma específica os crimes digitais, mas mesmo assim os pune. Em nosso país, é a partir da Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015, (conhecida como Lei do Bullying), que surge o conceito da violência. Em seu artigo primeiro tem-se: “Fica instituído o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o território nacional 4”.

 

Jorge e Wendt (2012) lembram que a violência não se limita apenas em física e ressaltam o quanto o cyberbullying é prejudicial a saúde mental do indivíduo, podendo deixar marcas para sempre5.

 

A Lei do Bullying também contempla o Cyberbullying, no paragrafo único do artigo segundo da respectiva lei temos:

 

Parágrafo único. Há intimidação sistemática na rede mundial de computadores (cyberbullying), quando se usarem os instrumentos que lhe são próprios para depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoais com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial4.

 

 

 

Orientações para as vítimas

  • Não fique calado (a);
  • Peça ajuda;
  • Não responda as provocações com novas agressões;
  • Denuncie páginas que se dedicam a incomodar ou assediar;
  • Não adicione em suas redes socias pessoas que não são de sua confiança;
  • Guarde as provas das agressões o tempo que for necessário.

 

Como se prevenir:

  • Não compartilhar informações pessoais, número de telefone, fotos, escola e/ou locais que frequenta;
  • Nas redes sociais, adicionar só as pessoas que conhece
  • Na primeira situação de cyberbullyingfalar com os pais ou professores e pedir ajuda;
  • Não publicar nem divulgar informações negativas sobre alguém.

 

Saúde Mental

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo exprime as suas capacidades, enfrenta os stressores normais da vida, trabalha produtivamente e de modo frutífero, e contribui para a sua comunidade6.

A saúde mental é parte integral da saúde, é mais do que a ausência de doença, e está intimamente ligada com a saúde física e com o comportamento7.

 

Saúde emocional

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde emocional como “um estado de bem-estar onde o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com os fatores estressantes normais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a sociedade”.

Ser saudável emocionalmente se refere às características psicológicas e de comportamento positivas, pois não se restringe a ausência de problemas de saúde mental, mas uma maior capacidade de atingir objetivos e viver uma vida equilibrada.

 

 

 

A Universidade do Contestado Campus Canoinhas possui o Núcleo de Serviços em Psicologia (NSP) que oferece serviços gratuitos à comunidade e está localizado na rua Roberto Elke, 85. O agendamento é realizado via SUS. Procure a Unidade de Saúde Básica de seu bairro.

 

 

 

REFERÊNCIAS

1FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 7. ed. Campinas: Verus, 2012.

 

2OLWEUS, D. Bullying at school. Oxford USA: Blackwell Publishing, 1996.

 

3BELSEY, B., (2004). What is cyberbullying? – Web page – Bullying.org Canada Incorporated.

 

4BRASIL. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2016.

5JORGE, Higor Vinicius Nogueira Jorge. WENDT, Emerson. Crimes Cibernéticos: Ameaças e procedimentos de investigação. Rio de Janeiro: Brasport, 2012, p. 102.

 

6WHO, (2001). Strengthening mental health promotion. Geneva,CH: World Health Organization (Fact sheet no. 220) (retirado em Janeiro de 2014, de http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs220/en/)

 

7Herrman, H., Saxena, S., Moodie, R., & Walker, L. (2004). Introduction: Promoting Mental Health as a Public Health Priority. H.Herrman, S. Saxena, & R.Moodie (Eds.) Promoting Mental Health: concepts, emerging evidence, practice. Geneva, CH: World Health Organization.

[1] Jaquelini Conceição – Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade do Contestado (UnC). Email: [email protected]

[2] Princela Santana da Cruz – Docente do curso de Psicologia da UnC Canoinhas e Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). Email: [email protected]

[3] Erica Eloisa Paulitisky – Discente do curso de Psicologia da Universidade do Contestado UnC. Email: [email protected]

[4] Paola Malacoski Schimingoski – Discente do curso de Psicologia da Universidade do Contestado UnC. Email: [email protected]

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.