Principais PsicoAção

Visita técnica ao Centro de Atenção Psicossocial de Canoinhas

No dia 10 de maio de 2022 as acadêmicas do curso de psicologia da 5ª fase da Universidade do Contestado – Campus Canoinhas, realizaram uma visita técnica ao CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, acompanhadas pela professora Príncela S. da Cruz, a qual ministra a disciplina de Psicopatologia. O objetivo da visita técnica foi conhecer o CAPS, sua estrutura e os serviços prestados aos cuidados a Saúde Mental à comunidade.

 

 

Nesta oportunidade, foi possível conversar com a Psicóloga Tanise Bonfanti Maes Kucarz e a Assistente Social Viviane Aparecida Stange sobre o funcionamento do CAPS e a importância da atenção à Saúde Mental.

 

 

As profissionais explicaram que os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, são instituições que visam a substituição dos hospitais psiquiátricos, atuando assim como pontos de atenção estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial, se constituindo, dessa forma, em serviços de saúde de caráter aberta e comunitária.

 

 

Explicaram ainda que os CAPS, como serviços especializados de Saúde Mental, são formados por equipe multiprofissional, que atuam sob a ótica interdisciplinar e ofertam atendimento às pessoas com quadros grave e persistentes de transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. Dessa forma, nos CAPS são acolhidas pessoas com demandas espontâneas ou encaminhadas por outros dispositivos da Rede de Saúde ou da Rede Intersetorial como a Assistência Social, Educacional e Judicial.

 

 

A visita técnica ao CAPS foi uma oportunidade às acadêmicas de ter contato com as profissionais e também com as pessoas que são usuárias do serviço para assim vivenciar a rotina de um centro de atendimento voltado aos serviços de saúde mental.

 

 

 

Para mais informações, cabe destacar que o CAPS de Canoinhas está localizado no centro da cidade na Rua Basílio Humenhuk, nº 44 e o horário de atendimento é das 7h às 17h.

 

 

Autora:

 

Príncela Santana da Cruz – Docente do Curso de Psicologia. E-mail: princela@unc.br

Comente esta matéria: