InícioDestaqueVereadores entregam título de cidadão honorário a Márcio Schiefler, Robson Braga e...

Vereadores entregam título de cidadão honorário a Márcio Schiefler, Robson Braga e Silas Lourival Ziemann

Últimas notícias

Mulher sofre tentativa de homicídio em padaria no centro de Canoinhas

Na manhã dessa quinta-feira, 10, os bombeiros e polícia...

Alerta: Golpe do MEI

Atenção Microempreendedores Individuais! Os golpes estão cada vez mais...

Três Barras inicia campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria...

A sessão da última quinta-feira, 19, foi especial na Câmara de Vereadores de Três Barras. Com casa cheia, foram entregues títulos de cidadãos honorários a três importantes personalidades na história do município: Dr Márcio Schiefler Fontes; Robson Braga; e Silas Lourival Ziemann. Presidida por Fabiano José Mendes, a sessão foi acompanhada por diversas autoridades e contou com a presença do Prefeito Luiz Shimoguiri.

 

Um dos destaques da noite foi o Doutor Juiz de Direito Márcio Schiefler Fontes, que atualmente é Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, sendo ele indicado pelo Supremo Tribunal Federal e referendado pelo Senado Federal. Fontes também é membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciaria, além de ter sido Juiz Auxiliar do falecido Ministro Teori Zavascki, do STF (2014 – 2017).

 

Juiz de Direito no Estado de Santa Catarina desde 2005, Fontes foi titular da Comarca de Canoinhas de 2011 a 2014, e neste período possibilitou que a diplomação, que outrora era feita de forma centralizada, agora ocorresse nas próprias câmaras municipais de onde os eleitos tivessem o domicílio eleitoral. E neste movimento, nas eleições de 2012, permitiu que Três Barras fosse o primeiro município catarinense a diplomar prefeito, vice e vereadores.

 

A homenagem a Márcio Schiefler Fontes foi proposta pelo vereador João Francisco Canani (PSB), e assinada como Decreto Legislativo pelo presidente Fabiano José Mendes.

 

Ao justificar a comenda, Canani disse que “quando tomamos a iniciativa em prestar essa singela homenagem, tínhamos em mente materializar, de alguma forma, o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo ilustre magistrado enquanto juiz de direito em Canoinhas, naturalmente sendo Três Barras um dos municípios integrantes dessa comarca. (…) Ao analisar o juiz no desempenho regular de suas funções, notamos a sua preocupação com o enfrentamento e soluções dos problemas sociais, muitas vezes não percebidas pela população interessada. Um agir anônimo, reservado a grandes almas que conduzem a sociedade pelo caminho do bem e da evolução” enalteceu.

 

Ao utilizar a palavra, Fontes, ressaltou que sua história está relacionada com a de todo o Território do Contestado, do qual “Três Barras é vértice”. Comentou sobre as tropas que passaram pela região e sobre a valentia dos moradores daqui “uma terra de bravos”, definiu. Relatou que “a gente sai daqui achando que Três Barras é um lugar remoto, mas para minha surpresa, quase todo mundo em Brasília sabe sobre o Campo de Instrução Marechal Hermes”, referindo-se a sede do Exército Brasileiro no município.

 

O juiz também mandou um recado aos gestores públicos: “diz-se que a cidade está a receber o maior investimento privado de Santa Catarina, que esses investimentos precisam se reverter para outras áreas da economia. Se nem países se dão ao luxo de dependerem de apenas um setor, peço a Deus que ilumine os políticos de Três Barras (…) para aproveitar os enormes investimentos que temos notícia, para diversificar”, alertou.

 

Finalizou dizendo que deseja ver que as crianças daqui cresçam com dignidade e boa moradia, e que isso perpassa pelas oportunidades de agora.

 

Silas Lourival Ziemann

O Título de Cidadão Honorário de Silas Lourival Ziemann foi aprovado em Dezembro de 2017 e desde então os vereadores aguardavam uma sessão solene para a entrega do título. A homenagem proposta por João Francisco Canani (PSB) e assinada pelo então presidente, Laudecir José Gonçalves (PL), foi em decorrência da importância da contribuição ao município, mesmo sem ter tido cargo eletivo, ou administrativo em Três Barras.

 

Ao comentar a concessão da honraria durante a sessão da última quinta-feira, 19, Canani destacou que a contribuição de Ziemann foi “no campo das ideias e do pensamento histórico, estreitamente veiculado a estratégia do desenvolvimento regional”, enalteceu.

 

Ao utilizar a palavra, Ziemann comentou sobre o espírito empreendedor da cidade de Três Barras e destacou o crescimento que o município ainda registra, o que segundo ele, em virtude do poder público e dos agentes privados. Também relembrou a história do território vinculada à Serraria Lumber, as intervenções da União, os tempos difíceis e de crise, e do crescimento. Zieman também afirmou que “em minha vida já falei demais de Três Barras e dos tresbarrenses (…) e a partir de hoje, com muito prazer e muito orgulho, irei me referir sempre que puder a minha querida Três”, finalizou.

 

Robson Viott Braga

Já a homenagem concedida ao Sr Robson Viott Braga aguardava a solenidade desde 2016, quando o então presidente da casa, Joel da Cruz, assinou o decreto resultante do projeto elaborado pelo vereador Ernani Wogeinaki Junior (PSB). O homenageado é fundador da Igreja Batista Nacional Plenitude no município de Três Barras, tendo iniciado as atividades em 2010, no bairro João Paulo II.

 

Ao utilizar a tribuna, também durante a sessão solene, Ernani Jr, destacou que “desde a instalação aqui no município, as ações do Pastor Robson, são voltadas para o auxílio aos mais necessitados em todos os setores, com pessoas de todas as faixas etárias, muitas em condições de subsistência, e resgatando e proporcionando uma condição de vida digna dentro dos valores bíblicos e do trabalho”, ressaltou.

 

Natural de Seara, no Oeste do Estado Catarinense, o Pastor Robson destacou, ao utilizar a palavra, que quando criança gostaria de ser médico veterinário, porém, que mais tarde percebeu que não tinha mais o interesse na profissão, descobrindo a vocação para o ministério pastoral: “eu queria cuidar de animais,  mas Deus me conduziu a cuidar das pessoas (…) porque são as pessoas, criadas a imagem e semelhança de Deus que precisam de mais cuidado” alertou.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.