Votação ocorreu na sessão da última segunda-feira, 02.
Os vereadores de Três Barras aprovaram por nove votos a zero as Contas do Prefeito Luiz Shimoguiri, referente ao comando do município no exercício de 2020. A votação, que ocorreu de forma secreta, foi realizada na última segunda-feira, 02. Os edis acompanharam a recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – TCE-SC – que havia enviado parecer para aprovação em dezembro de 2021.
O TCE havia feito algumas ressalvas para que o município observe e progrida para as próximas apresentações ao Tribunal.
De acordo com o parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas do Município, as restrições se davam, basicamente, ao atraso na entrega da prestação de contas, alertava para a necessidade de garantir o alcance de metas estabelecidas no orçamento, principalmente na área da educação, para o atendimento na pré-escola e em creches, e a verificava da ausência de disponibilização em meios eletrônicos de informações pormenorizadas referentes à arrecadação.
As recomendações compuseram o parecer aprovado pelo TCE, relatado pelo então Conselheiro Herneus João de Nadal em sessão presidida por Adircélio de Moraes Ferreira Júnior em 01 de Dezembro de 2021.
Ao discutir a matéria, Laudecir José Gonçalves, Barriga (PL), disse que “em 2019 o TCE já havia apontado restrições quanto à educação, agora em 2020 temos mais apontamentos (…) vou votar pela aprovação, acompanhando a recomendação do tribunal, mas fica o pedido para que o executivo analise todas as ressalvas”, destacou.
A votação foi nominal e secreta, onde os vereadores depositaram cédulas em uma urna lacrada. Pela ordem, votaram: Marcos Rogério de Paula (PL); Gerson Luis Lescovitz (PTB); Laudecir José Gonçalves (PL); Willian Hamilton Machado De Lima (CIDADANIA); João Francisco Canani Junior (PSC); Josecleia Maria de Souza Simas Gazaniga (MDB); Ernani Wogeinaki Junior (UNIÃO); Daniele Krailing (PP); e Mara Carla Eufrasio Shimoguiri (PTB).
Os votos foram conferidos por Canani Jr e Gerson Lescovitz. Abrahão Mussi (UNIÃO) e Edenilson Enguel (PSD), ambos integrantes da comissão que analisou o parecer do TCE e elaborou o parecer pela aprovação na Câmara, não participaram da sessão.
Vereadores de Três Barras querem mais lombadas e lombo-faixas no município
Diversas indicações apontam a necessidade dos equipamentos para reduzir a velocidade de condutores que trafegam na cidade.
Não é de hoje que motoristas apressadinhos abusam da velocidade em ruas do município de Três Barras. Muitas vezes devido ao pouco fluxo de veículos, ou desavisados de que estão em área urbana, condutores afundam o pé no acelerador e as regras de trânsito ficam para trás. O problema é que o abuso da velocidade pode causar acidentes e coloca em risco, principalmente, as crianças e adolescentes em idade escolar. É pensando nessa questão que os vereadores querem mais lombadas e lombo-faixas no município.
Josecleia Maria de Souza Simas Gazaniga (MDB) e João Francisco Canani Junior (PSC) apresentaram a indicação 46/2022 na qual pedem a instalação de uma Lombo-Faixa na Rua Felix da Costa Gomes, no Bairro João Paulo II, em frente ao Colégio Estadual Colombo Machado Salles. Eles alegam que motoristas e motociclistas extrapolam na velocidade e colocam em risco a vida dos alunos.
Na indicação 47/2022, os vereadores também solicitaram a instalação de lombadas em toda a extensão da Rua Carlos Muller, no Bairro Vila Nova. Eles alegam a alta velocidade dos veículos coloca em risco a vida de pedestres e ciclistas que utilizam a via.
Já para os vereadores Marcos Rogério de Paula (PL); Abrahão Mussi (UNIÃO); Edenilson Enguel (PSD); Gerson Luis Lescovitz (PTB); e Daniele Krailing (PP), o município deve dar atenção às ruas do São Cristóvão. Na indicação 48/2022 os vereadores cobram lombadas e lombo-faixas nas ruas João Guilherme Baukat, José Martins, Vereador Osório de Lima, Benedito de Paula e Silva, além das ruas recém asfaltadas no distrito.
Eles defendem que o objetivo é evitar a ocorrência de acidentes de trânsito visto que todas as vias são de grande movimento de pedestres, ciclistas e automóveis.
Ao utilizar a Palavra Livre da sessão da última segunda-feira, 02, Marcos de Paula disse que: “é importante quando trabalhamos juntos pelo bem da comunidade”, ao agradecer os colegas que assinaram com ele à solicitação.
Já nas explicações finais, Carla Shimoguiri (PTB), que também é presidente da casa, alertou os colegas que as placas que sinalizam a instalação de lombadas em várias ruas do município já foram colocadas, porém, que há casos em que vândalos estão derrubando, retirando ou estragando a sinalização, antes mesmo, da construção.
Todas as proposituras foram encaminhadas ao executivo.