InícioDestaqueVereadores aprovam 10 leis na sessão de segunda-feira

Vereadores aprovam 10 leis na sessão de segunda-feira

Últimas notícias

Mulher sofre tentativa de homicídio em padaria no centro de Canoinhas

Na manhã dessa quinta-feira, 10, os bombeiros e polícia...

Alerta: Golpe do MEI

Atenção Microempreendedores Individuais! Os golpes estão cada vez mais...

Três Barras inicia campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria...

Os vereadores de Três Barras aprovaram 10 Projetos de Lei na sessão da Câmara de segunda-feira (13). Os projetos versam sobre a prorrogação do programa de auxílio na pandemia, destinação de 5% das vagas em empresas contratadas pela prefeitura para mulheres vítimas de violência, autorização para a prefeitura renegociar dívidas, as reposições inflacionárias aos servidores do Executivo, do Legislativo e aos agentes políticos dos dois Poderes. Também pois aprovado o PL de colaboração com a Associação de Caridade São Vicente de Paula, o convênio com o Hospital e a criação do Bairro Vila Verde.

 

 

 

Tal como na semana passada, na segunda-feira ocorreram logo duas sessões, sendo uma delas Extraordinária, na qual foram realizadas as votações finais dos PLs que agora seguem para a sanção do prefeito.

 

 

 

Nos PLs tratados com maior atenção pelos vereadores, houveram comentários e justificativas de pareceres. Sobre o PL 50/21, que destina 5% das vagas de trabalho nas empresas que prestam serviços para a prefeitura a mulheres vítimas de violência familiar ou doméstica, Daniele Krailing (PP), que é autora do PL, afirma que “é uma chance para as mulheres recomeçarem a vida”. Ernani Jr. (PSL), relator do parecer sobre o PL, afirma que se trata de “dar condições de sustento e dignidade a essas mulheres”.

 

 

 

Com relação aos três projetos de reajuste salarial de acordo com a inflação, o vereador Laudecir Gonçalves (PR) se manifestou dizendo que “não há nenhum aumento para agentes políticos” do município e sim apenas a reposição salarial de acordo com as perdas inflacionárias. Já para os servidores públicos que não ocupam cargos políticos, esclarece que a reposição é maior (13,5% ante 8% dos agentes políticos) devido a uma promessa do prefeito em garantir aos servidores que não perdessem a reposição de 2021, que foi proibida por decreto presidencial.

 

 

Abrahão Mussi (PSL) e Kariling destacaram que são sempre favoráveis ao reajuste, que é um direito dos trabalhadores. Mussi destaca que se a reposição de 2021 não for feita agora, com primeiro salário reajustado a partir de janeiro, o trabalhador nunca mais terá acesso ao dinheiro defasado.

 

 

 

Ao final da sessão, Laudecir Gonçalves fez um apelo aos colegas de legislatura. “Vamos nos empenhar para resolver as coisas pequenas da comunidade, pois uma família sem água é uma coisa muito triste”, clama. Gonçalves se refere às mensagens que recebeu de um cidadão que pede a escavação de um poço na localidade em que reside pois não há água. De acordo com Laudecir, trata-se de uma promessa de campanha do prefeito, que não vem sendo cumprida. O cidadão pediu empréstimo de dinheiro ao vereador para assim fazer o poço, o que levou o parlamentar a cobrar maior atenção de seus pares.

 

 

 

 

 

 

          Por Alexandre Douvan.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.