Na opinião do vereador tresbarrense Ernani Wogeinaki Júnior (PSB), o uso das novas tecnologias tem um papel significativo para elevar a transparência em todas as esferas governamentais, além de que empodera os cidadãos como agentes fiscalizadores.
E foi pensando em ampliar a divulgação dos atos públicos municipais de Três Barras que o vereador apresentou, na sessão legislativa do dia 7 de fevereiro, projeto de lei n° 03/2019 que dispõe sobre a transmissão ao vivo em áudio e vídeo, pela internet, de todas as licitações realizadas pela Prefeitura e Câmara de Vereadores.
Apesar de as licitações serem abertas ao público, historicamente tem sido nula a participação da comunidade. Com a implantação do sistema, Ernani Júnior acredita que o município terá um avanço considerável na democratização das informações, fazendo com que a população acompanhe em tempo real as sessões pelo celular ou de um computador. “Isso em casa, no trabalho ou até na rua, sem precisar ir até a Prefeitura”, observou.
De acordo com a matéria, as transmissões podem ser realizadas a partir de equipamentos de comunicação já existentes nos dois poderes, como os portais oficiais e redes sociais. “É uma tendência adotada por outros municípios, com ótimos resultados e que podemos muito bem implementar aqui em Três Barras”, garante o vereador.
Ele defende a proposta por considerar que o Poder Público precisa tornar os processos mais transparentes e confiáveis, como também utilizar os avanços tecnológicos para diminuir custos e desburocratizar serviços. “Se as ferramentas existem, por que não utilizá-las?”, questiona.
Em seu segundo mandato como vereador, Ernani Júnior sempre se destacou por apresentar matérias voltadas à lisura e transparência dos atos públicos municipais. É autor, por exemplo, da lei que obriga a Câmara Municipal a fazer a transmissão ao vivo, pela internet, das sessões legislativas e também oferecer as gravações das reuniões no site oficial do Poder Legislativo.
Outra lei, de sua autoria, é a que obriga as unidades básicas de saúde do município a identificarem, em mural público, o nome dos médicos plantonistas e também dos chefes de plantão. “Nosso objetivo sempre foi o de deixar o povo bem informado”, explica o vereador.