InícioDestaqueUnC capacita pesquisadores para catalogação do acervo científico

UnC capacita pesquisadores para catalogação do acervo científico

Últimas notícias

Mulher sofre tentativa de homicídio em padaria no centro de Canoinhas

Na manhã dessa quinta-feira, 10, os bombeiros e polícia...

Alerta: Golpe do MEI

Atenção Microempreendedores Individuais! Os golpes estão cada vez mais...

Três Barras inicia campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria...

Os pesquisadores da Universidade do Contestado dos Campi de Canoinhas, Concórdia e Mafra irão participar, entre os dias 12 e 16 de abril, de treinamento remoto sobre a plataforma Pergamum Museus.

 

 

A capacitação visa a criação do catálogo digital do acervo dos Centros de Pesquisa da Universidade, incluindo o Museu da Terra e da Vida do Centro Paleontológico da UnC (CENPALEO). Para o professor Dr. Luiz Carlos Weinschütz, a possibilidade de criar um registro digital do acervo se tornará um marco na história do CENPALEO, tendo em vista que atualmente a coleção é registrada (tombado) em um arquivo físico, um livro de anotações, com acesso restrito a equipe e dos pesquisadores visitantes. “A disponibilização de nosso acervo de forma digital possibilitará que seja consultado por um universo inimaginável de pesquisadores e interessados.  Esse é um grande passo dado pela UnC para incrementar as ações interinstitucionais, principalmente vinculadas ao patrimônio paleontológico sob guarda de nossa universidade”, comemora o professor. Outras coleções também serão incorporadas nesse arquivo, como o acervo do novo Museu da Concórdia, acervo de peças do Curso de Medicina Veterinária de Canoinhas,  o Herbário de Mafra, entre outras”.

 

 

O Pergamum é um sistema informatizado de gerenciamento de dados direcionado aos diversos tipos de Centros de Informação como arquivos, bibliotecas e museus. Hoje é utilizado por centenas de instituições no Brasil e no exterior. Com a atual reforma do CENPALEO em plena execução, incluindo a ampliação de nossa reserva técnica, a criação deste registro digital possibilitará a confecção de relatórios, busca por peças e levantamento histórico do uso do acervo. “Temos o maior acervo paleontológico do estado de Santa Catarina, e estamos entre as dez maiores coleções paleontológicas do Brasil (são 12 mil peças catalogadas e pelo menos outras 12 mil peças para serem catalogadas), e que logo será uma das mais modernas em relação ao seu controle”, explica.  A expectativa é que o acervo tombado esteja disponível na nova plataforma digital a partir do segundo semestre.

 

Fotos –  Campus de Canoinhas conta com coleções de peças que serão catalogadas no formato digital 

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.