InícioColunasUm pouco da Histórias da Estação Ferroviária de Três Barras

Um pouco da Histórias da Estação Ferroviária de Três Barras

Últimas notícias

A Estação Ferroviária de Três Barras foi oficialmente inaugurada no ano de 1916, tendo completado 100 anos em 2016. Desativada desde o ano de 1996, a partir de 1997 a mesma passou a abrigar o Museu Municipal.

 

Meu pai (Jorge de Souza) e meu tio Ione foram agentes da Estação, iniciando seus trabalhos ainda na década de 1940 e encerrando em meados dos anos oitenta.

 

Tio Ione fez um acerto trabalhista por volta de 1975 e deixou sua atividade na Estação, para se dedicar mais ao serviço de transporte de madeiras. Meu pai ficou até o final do ano de 1982.

Ao longo dos anos 60 e 70, meu tio residiu na casa da Estação, onde havia um grande quintal com muitas árvores de frutas. Sua família era bem grande, pois tinha na época 9 filhos. Junto com meus primos brincamos muito em todo o espaço oferecido pela Estação, seus campinhos em ambos os lados, as pilhas de dormentes, etc.

 

Vale contar que a casa era bem maior. Em 1996, quando a Rede Ferroviária desativou seus serviços nesta cidade, também carregou parte da casa (o que não deveria ter sido deixado fazer). Onde hoje temos a pracinha no centro, ficavam as casas dos “turmeiros” (06 casas de funcionários da Rede, que trabalhavam na manutenção das linhas férreas).

 

Na época em que residi numa dessas casas (1969-1973) nossos vizinhos turmeiros eram: Pedro Ivantiúque, Juca Silveira, Vítor Boava, José Rodrigues e Natanael Rocha. Na maioria dessas famílias haviam muitas crianças. Sendo assim, nas tardes após a escola, a criançada se reunia nos gramados para as mais divertidas brincadeiras.

 

Às vezes aconteciam algumas brigas, geralmente quando alguém tentava “roubar pontos” num jogo de bolinhas de gude ou arte parecida.

 

Ainda era o tempo das radionovelas…

 

Mais tarde, meu pai também residiu na Estação (1979 – 1982) e eu novamente tive a oportunidade de sempre estar por lá, desfrutando daquela casa.

 

 

Agora já não era mais criança e via a Estação sob um novo olhar. Tivemos bons momentos ouvindo o barulho do trem que ia e vinha, todos os dias ainda trazendo passageiros e cargas.

 

 

Foi um tempo que deixou saudades. Fica aqui registrado um pouco mais da nossa história a respeito da Estação Ferroviária que um dia aqui existiu.

 

Foto: Jorge de Souza (Agente ferroviário) e o amigo Gerson Dalmann – 1966.

 

 

Tarde de verão, com a chegada do trem na Estação Ferroviária nos anos 50. Uma das moças é a senhora Terezinha Uba.

Prof. José Francisco 

Escrito por: Prof. José Francisco 

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.