InícioConexão SaúdeTRÊS BARRAS REALIZA A QUINTA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

TRÊS BARRAS REALIZA A QUINTA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

Últimas notícias

Em ação rápida policias recuperam veículo roubado em Canoinhas

Nesta quinta-feira, 20, a Polícia Militar foi  acionada para...

Mulher vítima de violência doméstica aciona a PM através do botão do pânico

Na manhã desta quinta-feira, 20, uma mulher vítima de...

Aconteceu na última quinta­-feira, 04, a 5ª Conferência Municipal da Saúde. Um Evento realizado pela Prefeitura de Três Barras em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho de Saúde do município. Com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, o auditório da Secretaria Municipal tornou-se o palco desta ação que contou com a presença dos servidores da área da Saúde, como também da Segurança Pública, da Educação, da Cultura e Esporte, representantes das Entidades do município e a Comunidade Civil.

 

 

 

Após a abertura oficial, o Prefeito senhor Luiz Divonsir Shimoguiri explanou em suas palavras a evolução de Três Barras, tendo em vista o ano de 1993 trazendo presente os dias atuais. “Nós assumimos a Prefeitura em 93, a Prefeitura juntamente com o Hospital eram praticamente 15 ou 16 funcionários em toda a estrutura, hoje são mais de 300, então certamente o município investiu muito recurso nesta área e certamente nós estamos procurando dar o nosso melhor para que a comunidade se sinta cada vez mais satisfeita” salientou o Prefeito.

 

 

 

 

 

Dada por aberta, a 5ª Conferência iniciou com a leitura do Regimento Interno, destacada pela Vereadora e Gestora de Saúde do município, a senhora Siomara Muhlmann Corrêa que na ocasião, se fez Mestre de Cerimônia. Feito isso, iniciou-se a Palestra com o senhor Geraldo Azzolini, apoiador do CONSEMS (Conselho Municipal de Saúde). Em sua fala, Azzolini abordou a situação geral da saúde, enfatizando os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e dentre os desafios, para ele “ampliar o custeio” é uma das propostas existentes e que requer uma atenção maior da esfera municipal, estadual e federal.

 

 

 

 

 

O período da manhã se encerrou com um almoço servido aos participantes no Salão Paroquial “Frei Theobaldo Luz” que também serviu de espaço para as atividades vespertinas. Durante a tarde, foram organizados três grupos e cada qual representando um eixo. Dentre os eixos, destacaram-se: Saúde como Direito, Consolidação dos princípios do SUS, Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

 

 

 

 

 

Os trabalhos desenvolvidos pelos grupos e seus respectivos secretários tinham por finalidade apontar as reivindicações e com elas as sugestões de melhorias, visando assim um aperfeiçoamento do Sistema que até então é o mais utilizado pelo povo brasileiro. Em plenário, as discussões e ideias foram colocadas em votação, resultando naquelas que mais vinham de encontro com a vontade popular. O término do Evento contou ainda com a escolha dos delegados, que por ora representarão o município na fase estadual na Capital Florianópolis. Seis pessoas foram escolhidos pelos participantes, sendo elas:

 

 

  • André Carvalho
  • Andréa Karina Spitzner Watzko
  • Sílvio Carlos Medeiros
  • Denise de Souza
  • Siomara Muhlmann Corrêa
  • Regina Aparecida Martins

 

Para título de informação, nos dois últimos anos, Três Barras foi o município da região que teve o maior investimento em saúde por habitante. Em 2018 o valor per capita foi de R$ 1.009,00, ou seja, estamos na grande escala das cidades que visam à saúde dos seus munícipes como prioridade e direito de todos.

Foto: Rodrigo Melo (Assessoria de Comunicação)
Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.