Coluna Diane Ruteski Principais

Tempos de crise: quando inovar se torna uma necessidade

O cenário mundial que vivemos, vem exigindo da população em geral muita adaptação, flexibilidade e principalmente inovação. Há meses atrás quem poderia imaginar que 2020 seria um ano tão imprevisível como está sendo?

 

O comércio sem dúvida está é um dos setores da economia mais afetados pela decisão do isolamento social, e a criatividade dos gestores teve que ser colocada em prática para a sobrevivência dos negócios. Com isso, a famosa frase “em time que está vencendo não se mexe” caiu por terra…

 

Inovar tornou-se uma necessidade, muitas empresas tiveram que deixar o comodismo de lado para não sofrer ainda mais com impactos negativos em suas vendas. Mas então, o que é Inovação? Pode-se dizer que quando uma ideia, um método ou um mecanismo novo é agregado ao contexto vigente, promovendo consequentemente uma melhoria, isto é uma inovação.

 

Nesse contexto as empresas se viram obrigadas a tomarem decisões emergenciais, seja ela pequena ou grande, foi e será preciso achar meios de como encontrar os seus clientes.

 

Segue algumas dicas que podem ajudar a todos a superar esse momento de pandemia:

  • Instale o WhatsApp Business: ter um aplicativo somente para o negócio é importante, além disso permite o contato rápido com os clientes, podendo o mesmo continuar comprando sem sair de casa;

 

  • Comunique-se com o seu público: aproveite o momento e faça bom uso das redes sociais, fique próximo dos consumidores nesse momento de isolamento, divulgue seus produtos e fortaleça sua marca. Mas atenção: observe o que os clientes querem, imagens geralmente são mais atrativas, e se postar seus produtos coloque os preços, isso evita a fadiga dos clientes que até tem interesse em comprar o seu produto, mas desistem por ser muito difícil encontrar o preço, esqueça a frase “valor inbox”. Outro detalhe, criou uma rede social? Crie por hábito responder os questionamentos dos clientes, acompanhar as postagens é essencial para não perde-los, lembre-se que em tempos de redes sociais o cliente tem pressa;

 

  • Use o delivery como estratégia: esqueça que ele somente é utilizado para entrega de comida. Atualmente até carros estão entre os produtos entregues via delivery. Faça parcerias, não esqueça que o valor do produto + o valor do delivery precisa ser vantajoso ao cliente, lembre-se que valores exorbitantes vão afastar os clientes e leva-los até a concorrência com o “frete grátis”.

 

  • Aproveite o momento para capacitar-se: não domina as ferramentas digitais? Aproveite o tempo para aprender! Assista vídeos na internet, leia sobre gestão em tempos de crise, use o tempo a seu favor. Deixe as lamentações de lado e busque a superação deste momento.

 

A crise que vivemos pode ser uma ameaça, mas também pode ser um momento para descobrirmos novos horizontes. Se pararmos para pensar, o mundo nunca foi tão digital como está sendo agora! Instantaneamente muitas coisas mudaram.

 

Lembre-se de investir em marketing para sua empresa, o mundo digital chegou, e se sua empresa não estiver inserida neste meio, dificilmente será procurada e lembrada pelos clientes.

 

Atraia novos clientes e saiba manter os antigos. Este é o momento de reinventar o seu negócio, seja ele qual for, e lembre-se: fé e positividade sempre!!!

 

Diane Ruteski é graduada em Administração de Empresas, especialista em Gestão da Excelência nos Negócios das Organizações, especializada em Tecnologias para Educação Profissional, pós-graduanda em Educação e Diversidade, pós-graduanda em Gestão e Supervisão Escolar, pós-graduanda em Docência para Educação Profissional e graduanda em Pedagogia.

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