InícioDestaqueSetembro amarelo: Valorização da Vida!

Setembro amarelo: Valorização da Vida!

Últimas notícias

Pé-de-Meia: estudantes nascidos em março e abril recebem hoje R$ 200

Estudantes do ensino médio da rede pública nascidos março...

Homem com mandado de prisão ativo é capturado no centro de Canoinhas

Na terça-feira, 26, policiais militares receberam informações de um...

Mulher é conduzida a delegacia por utilizar “Gato” em rede de energia

Na terça-feira, 26, por volta das 10h40, policiais militares...

Você sabia que setembro é conhecido como o mês amarelo? Sabe qual o motivo? Pois bem, no mês de setembro, o nosso olhar é voltado para a valorização da vida!

 

Esse olhar para a vida é importante, porque infelizmente a perda de vidas, principalmente pelo suicídio, é uma das principais causas de morte no mundo segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde em 2019. Ainda, a cada 40 segundos, acontece uma morte por suicídio, e estima-se que em média 800 mil pessoas morrem por ano no mundo, vítimas de suicídio.

 

Entre os jovens, de 15 a 29 anos, o suicídio é considerado a segunda principal causa de morte, sendo esse público reconhecido como o mais vulnerável ao comportamento suicida.

 

O adolescer, é uma fase de transformações, muitas são as mudanças que ocorrem no corpo dos jovens, e, além das transformações corporais, esses jovens entram em uma jornada em busca de uma identidade, agora não mais como crianças, mas como jovens que logo entraram na vida adulta. É um novo mundo de grandes descobertas e mudanças.

 

Nesta nova jornada, é comum os jovens se sentirem confusos e ter muitas incertezas, o que leva a conflitos e sofrimento internos, podendo esses conflitos e incertezas serem exteriorizados por meio de um comportamento agressivo e, em última instância, o autoextermínio (suicídio) com o intuito de acabar com os problemas incluindo a dor psíquica.

 

A valorização da vida, se dá por cada um de nós, conosco e com os outros, através de um olhar atento aos possíveis fatores de risco, como os transtornos mentais que englobam a depressão por exemplo e comportamentos como o uso abusivo de álcool e drogas.

 

Também, outros fatores como isolamento social, associados a outras situações como perdas de entes queridos, términos de relacionamentos, dificuldades no enfrentamento de problemas e condições clínicas incapacitantes como dores crônicas e doenças também podem levar uma pessoa ao suicídio.

 

Outros fatores de risco para estarmos alertas são situações de violência, abuso físico e sexual, bullying, e outros.

 

Algumas pessoas podem apresentar também comportamentos de risco como a automutilação e alteração no desempenho escolar, os quais deixam de fazer atividades que antes obtinham prazer em realizar e passam a se isolar diminuindo a interação com amigos e familiares, podendo sofrer alterações no sono e no apetite, realizando publicações de mensagens tristes, depressivas e de despedidas em suas mídias sociais. Tudo isso pode sinalizar um pedido de ajuda que, ao ser percebido a tempo, pode evitar o suicídio.

 

A valorização da vida deve estar presente sempre, não apenas no mês de setembro, conhecido como setembro amarelo. Para isso, algumas medidas de prevenção podem ser realizadas em locais que as pessoas costumam frequentar como instituições de ensino tanto públicas como privadas, outras instituições voltadas à atenção à saúde como postos de saúde e hospitais com entregas de informativos em relação ao alerta de fatores de risco para serem levadas ao ambiente familiar.

 

A ajuda de profissionais capacitados na área da saúde é importante. Estes profissionais podem ser encontrados em unidades básicas de saúde como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é o órgão responsável pelo acompanhamento dessas pessoas, além do Centro de Valorização a Vida (CVV) 188 que atende por meio de ligações gratuitas, pessoas em situações de risco realizando o aconselhamento. E também em instituições de ensino que oferecem atendimentos psicológicos para a comunidade como o Núcleo de Atenção à Saúde de Psicologia da UnC Canoinhas.

 

Todos podem se unir em prol da valorização da vida, é importante o apoio familiar e de amigos, bem como de instituições religiosas e práticas espirituais e de lazer para um estilo de vida saudável. Como você está cuidando da sua saúde e das pessoas que você tem em grande estima? Que tal começar hoje olhando para a vida e a valorizando através de pequenas mudanças que levam a grandes transformações na vida seguindo as orientações de alerta e valorização da vida?

 

A Universidade do Contestado do Campus Canoinhas possui O Núcleo de Serviços em Psicologia (NSP) que oferece serviços gratuitos a comunidade e está localizado na rua Roberto Ehlke, n. 85. O Agendamento é realizado via SUS. Procure a Unidade de Saúde Básica do seu bairro.

 

Jaquelini Conceição – Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade do Contestado (UnC). Email: [email protected]

 

Princela Santana da Cruz – Docente do curso de Psicologia da UnC Canoinhas e Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). E-mail: [email protected]

 

Amanda Nepomuceno – Aluna de Graduação do curso de Psicologia da Universidade do Contestado (UnC), Canoinhas/SC. E-mail: [email protected].

 

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.