InícioColunasSegunda oficina participativa do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio...

Segunda oficina participativa do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro

Últimas notícias

Em continuidade ao circuito de oficinas realizadas pela equipe de pesquisadores da Universidade do Contestado (UNC) que é responsável pela elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro (PRH-CARN), será realizada a segunda oficina participativa nos dias 17 e 18.11.2022. Tal Oficina ocorrerá na modalidade presencial com o tema: Definição do Enquadramento dos Cursos de Água.

 

Esse evento é mais uma realização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro (PRH-CARN) por intermédio do Edital nº.003/2021 da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC), tendo como instituição interveniente a Universidade do Contestado (UNC), em parceria com o Comitê Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro, a Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) atrelada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável  (SDE) do Estado de Santa Catarina.

 

O evento terá duração de 3 horas e será realizado de forma presencial em três municípios de São bento do Sul, Mafra e Canoinhas, e ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro de 2022, conforme programação abaixo:

📌 17 de novembro de 2022 em São Bento do Sul/SC na Câmara Municipal de Vereadores no horário das 08h30 às 11h30.

📌 17 de novembro de 2022 em Mafra/SC, no Campus da UNC no horário das 14h00 às 17h00.

📌 18 de novembro de 2022 no município de Canoinhas/SC, no Campus da UNC/Centro no horário das 08h30 às 11h30.

O objetivo é definir por meio da participação pública dos atores estratégicos da bacia hidrográfica, o enquadramento de cursos d’água da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.

 

 

Segundo a Agência Nacional de Águas – ANA, o enquadramento de corpos d’água estabelece o nível de qualidade a ser alcançado ou mantido ao longo do tempo. Mais do que uma simples classificação, o enquadramento deve ser visto como um instrumento de planejamento, pois, deve tomar como base os níveis de qualidade e quantidade que deveriam possuir ou ser mantidos para atender às necessidades estabelecidas pela sociedade e não apenas a condição atual do corpo d’água em questão. O enquadramento busca “assegurar às águas qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas” e a “diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes” (Art. 9º, Lei nº 9.433, de 1997).

 

 

A oficina tem como público prioritário os representantes das entidades-membro dos Comitês de Bacias Hidrográficas, agentes estratégicos, setores de usuários de água, entidades de classe, instituições públicas e privadas que atuam na Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro, bem como, a comunidade em geral. Para os participantes das Oficinas que realizarem a avalição do Evento, haverá emissão de certificados aos mesmos.

 

As inscrições para participar de qualquer uma das oficinas poderão ser feitas pelo link abaixo. As vagas são limitadas.

Link: https://forms.gle/5gRCbRkq7LVvw8FF9

 

Fonte: Equipe PRH_CARN

Dr. Jairo Marchesan – coordenador do Projeto do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro e docente da Universidade do Contestado (UNC). E-mail: [email protected]

Murilo Anzanello Nichele – biólogo, especialista em Desenvolvimento Regional e pesquisador – Processos Participativos do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.

André Leão – engenheiro ambiental e sanitarista, pesquisador do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.

Rafael Leão – engenheiro ambiental e sanitarista, pesquisador do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.

Alessandra Kieling – engenheira agrônoma, bolsista do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.