InícioDestaqueRio Canoinhas atinge 1,14 metros e preocupa Defesa Civil

Rio Canoinhas atinge 1,14 metros e preocupa Defesa Civil

Últimas notícias

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de...

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 72 milhões

As seis dezenas do concurso 2.714 da Mega-Sena serão...

Pinhão, pipoteca e maconha; Polícia militar prende traficante em Três Barras

Na quarta-feira, 17, por volta das 18h10, policiais militares...

O nível do Rio Canoinhas voltou a preocupar a Defesa Civil de Canoinhas. Na manhã desta terça-feira, 18, estava em 1,14 metro. “A situação é de alerta e pedimos a todos que economizem água”, comenta o coordenador da Defesa Civil, Dario Gravi Gonçalves.

 

 

Este é o nível mais baixo dos últimos 10 dias. Em 8 de fevereiro o nível do rio estava em 1,20, passado a 1,46 no dia 13; caindo para 1,14 na manhã de hoje, 18. “Embora tenha estabilizado a situação preocupa, pois em um metro entramos em emergência”, alerta.

 

 

Se a estiagem persistir, poderá haver racionamento de água: “quando chegar em 1,05 vamos reunir o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac) para verificar sobre a possibilidade de controle na distribuição”, afirma.

 

 

Campo

Além do problema no abastecimento, o pouco volume de chuva traz transtorno para agricultura. A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Canoinhas avalia que a produção do milho está afetada em torno de 10%.

 

 

“A estiagem afeta Canoinhas porque o nosso município é eminentemente agrícola. Aqui até mesmo as lavouras irrigadas de hortaliças registraram perdas por causa da dificuldade na captação de água. A produção de milho também foi afetada. Devemos registrar uma perda em torno de 10% e isso gera grande preocupação tendo em vista que o consumo na região é muito grande por causa da suinocultura e avicultura”, argumenta o Secretário de Desenvolvimento Rural de Canoinhas, Edison Kuroli.

 

 

Uso racional da água

Segundo a Casan, em média, cada canoinhense gasta 157 litros de água por dia. De acordo a ONU (Organização das Nações Unidas), 110 litros de água por dia é suficiente para atender as necessidades básicas de uma pessoa, então por isso preste atenção nas dicas:

 

 

Reduza seu tempo no chuveiro: tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar. Chuveiro aberto por 15 minutos consome 135 litros de água.

Ao escovar os dentes e ao barbear, mantenha a torneira fechada.

Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.

Não lave roupa com água corrente, trabalhe utilizando o tanque.

Ao usar a máquina de lavar louça ou roupa, só ligue com capacidade total. O consumo é igual se ela não estiver cheia.

Não use água com vassoura: em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde. Com mangueira, em 15 minutos são desperdiçados cerca de 280 litros de água.

Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas.

Lave o carro com balde, não use mangueira. E em épocas de estiagem, evite lavar seu automóvel.

Não jogue água nas ruas, água não é pavimentação.

No jardim, use regador: regue as plantas ao amanhecer ou à noite, assim elas aproveitarão melhor a água. Regar as plantas nas horas quentes resulta em elevadas perdas por evaporação.

Regule a válvula de descarga: a válvula regulada pode reduzir o consumo de descarga pela metade. Você sabia que as descargas consomem em média 20 litros de água?

Instale equipamentos economizadores: para uso mais racional da água, empresas do ramo de materiais hidráulicos e cerâmicos pesquisam produtos cada vez mais eficientes e econômicos.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.