InícioDestaqueResumão da Sessão da Câmara 20/10

Resumão da Sessão da Câmara 20/10

Últimas notícias

Mulher sofre tentativa de homicídio em padaria no centro de Canoinhas

Na manhã dessa quinta-feira, 10, os bombeiros e polícia...

Alerta: Golpe do MEI

Atenção Microempreendedores Individuais! Os golpes estão cada vez mais...

Três Barras inicia campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria...

Vereador quer lâmpadas de led para poupar energia e APP na saúde para facilitar atendimento

 

Ernani Jr apresentou duas indicações a respeito dos temas

O vereador Ernani Wogeinaki Jr (PSB), apresentou duas indicações na sessão da última quarta-feira, 02, em Três Barras. Ele quer que o município possa aderir ao programa de Eficiência Energética da CELESC, além de solicitar que seja implantada uma plataforma digital para a área de saúde. Ele defendeu os textos ao utilizar o espaço da Palavra Livre.

 

Quanto a primeira indicação, o vereador cobra que o executivo apresente projeto às Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC), para que através do programa de eficiência da companhia, sejam substituídas as lâmpadas halógenas (que produzem luz através do calor e tem alto consumo de eletricidade); por Lâmpadas Led, mais duráveis e econômicas.

 

Segundo o vereador, o pedido atende uma demanda da comunidade, porque os equipamentos atuais não proporcionam claridade suficiente para garantir segurança às pessoas. Ernani Jr também falou sobre os custos para o município: “nós tivemos conhecimento do projeto no Congresso dos Prefeitos de Inovação e Tecnologia, onde eu achei muito importante, porque o custo é zero para o município, aí não vai ter que amentar a COSIP, não vai precisar onerar a população, e aind apode gerar uma economia de até 60% aos cofres municipais”, analisou.

 

A outra indicação recomenda que o município implemente uma plataforma digital para serviços, informações e utilidades públicas em saúde, através de aplicativo.

 

Segundo o vereador a ideia é ter um sistema semelhante ao aplicativo “Digi SUS”, do Governo Federal onde população poderá acompanhar via celular, suas consultas e exames; dispensação de medicamentos; visualização do histórico de suas solicitações; posição na fila de espera de procedimentos cirúrgicos; entre outras funcionalidades relacionadas à saúde pública do Município.

 

“Esse aplicativo, que a gente também conheceu lá no congresso de inovação, é dividido por postos de saúde e tem um custo muito baixo”, argumentou.

 

Ao alfinetar o Governador Carlos Moisés pela possível alta nos impostos dos produtos agropecuários do estado, falou que “ao invés de aumentar impostos, temos que trazer ideias para diminuir o custo da máquina pública”, finalizou.

 

 

Bano pede para que serviços do SINE sejam levados ao São Cristóvão

Vereador destacou que população do distrito tem perdido oportunidades de trabalho pela distância do Bairro da estrutura central.

 

O Presidente da Câmara de Vereadores de Três Barras, Fabiano José Mendes, Bano (PSD), apresentou indicação na última quarta-feira, 02, pedindo para que os serviços do Posto do SINE – Sistema Nacional do Emprego – sejam levados ao Distrito de São Cristóvão. A população do bairro estaria sendo prejudicada e perdendo oportunidades de trabalho que surgem no município. O documento foi enviado ao executivo.

 

Bano argumentou que o posto do SINE se localiza na sede do município, aproximadamente a 10 quilômetros de distância do local mais populoso e consequentemente com o maior índice de desemprego no município e que por isso se faz necessária a instalação de uma extensão no distrito.

 

Ao utilizar o espaço da Palavra Livre o vereador destacou que fez a indicação porque “as pessoas do bairro tem levar o currículo até a sede, e é uma dificuldade ir até 5 vezes na semana para deixar o currículo para concorrer a uma vaga, porque cada vaga anunciada tem que apresentar a documentação novamente, tem gente que vai de bicicleta em busca da oportunidade”, alertou.

 

O vereador sugere que a prefeitura desloque um funcionário para receber os currículos no São Cristóvão: “o custo para ter uma pessoa lá no bairro pra atender a população é baixo, e essa pessoa pode receber a documentação e encaminhar para o posto aqui na sede de Três Barras”, disse.

 

Bano ainda alertou que o município tem diversos prédios próprios no Distrito do São Cristóvão e que a instalação da extensão do SINE seria facilitada, porque poderia ser alocada perfeitamente em algumas das salas já existentes.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.