InícioDestaqueResumão da sessão da Câmara 02/02

Resumão da sessão da Câmara 02/02

Últimas notícias

Mulher sofre tentativa de homicídio em padaria no centro de Canoinhas

Na manhã dessa quinta-feira, 10, os bombeiros e polícia...

Alerta: Golpe do MEI

Atenção Microempreendedores Individuais! Os golpes estão cada vez mais...

Três Barras inicia campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria...

Vereadores aprovam contas de 2017 do prefeito Luiz Shimoguiri

 

A votação foi unânime e acompanhou o parecer do Tribunal de Contas do Estado.

Os vereadores aprovaram na última segunda-feira, 02, as contas referentes ao exercício de 2017, do prefeito Luiz Shimoguiri frente a prefeitura de Três Barras. A decisão acompanha o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina que recomendava pela aprovação. A votação foi secreta e o projeto segue para promulgação do presidente da casa, Fabiano José Mendes, Bano (PSD).

O Projeto de Decreto Legislativo foi relatado pelo vereador Laudecir José Gonçalves, o Barriga (PL), que destacou que este ano a avaliação das contas foi mais rápida e se deu com mais facilidade que em anteriores: “esse ano não foi tão difícil, já que o parecer do próprio TCE recomenda a aprovação, então nós hoje damos um voto político, mas a análise técnica já apronta pra esse caminho”, comentou.

O parecer do TCE – SC garante a entrega adequada dos balancetes e das discrições orçamentárias do município de Três Barras no ano de 2017, e apenas traz ressalvas referente a partes da apresentação dos dados, solicitando que em envios futuros as questões sejam sanadas.

A votação foi secreta em cédula de papel com chamada nominal. O resultado foi de 10 votos favoráveis a aprovação e nenhum contrário. A Vereadora Daniele Krailing (MDB), não estava presente na sessão.

 

 

Parquinhos Infantis voltam a ser discutidos na Câmara de Três Barras

As explanações foram feitas durante o espaço chamado de Palavra Livre.

Os vereadores de Três Barras voltaram a cobrar o executivo pelos parquinhos infantis da cidade. Os pedidos são desde melhorias, fiscalização na infraestrutura, até mesmo a instalação de novos equipamentos em diversos bairros do município. As explanações foram feitas durante o espaço chamado de Palavra Livre na sessão da última segunda-feira, 02.

João Canani (PSB) lembrou que já cobrou diversas vezes na casa que seja estabelecida uma comissão para fiscalizar a segurança dos parquinhos e assim garantir mais tranquilidade aos pais e avós que levam seus filhos e netos para brincar. Canani defende que uma comissão pode apontar para os problemas da estrutura, atentar para as situações de risco e sugerir melhorias.

O vereador destacou que através do incentivo dos colegas, irá trabalhar num projeto de lei para garantir a ação no município de Três Barras: “hoje a gente precisa, pelo menos, de alguém para fazer a manutenção nos locais”, disse.

Edenilson Enguel (PSD) lembrou do parquinho instalado na Extensão da Escola João Pacheco de Miranda Lima, no Distrito de São Cristóvão. Segundo ele, já alertou a Secretaria de Educação por várias vezes e que a estrutura continua num local onde enche de água quando chove: “eu não sei o que acontecer, já solicitei várias vezes, o período de chuvas está vindo aí e ainda nada foi feito para resolver a situação do parquinho”, desabafou.

Já o vereador Ernani Wogeinaki Jr (PSB) lembrou que nem todos os locais da cidade tem os benefícios que já estão na sede e no São Cristóvão: “eu gostaria de pedir que o executivo possa instalar parquinhos e academias de saúde nos bairros Zilda Pacheco, KM6, Campininha, São João dos Cavalheiros, Diva Costa, para levar essa infraestrutura até outras localidades”, solicitou.

O vereador também lembrou que nesta semana foi feito um repasse de R$ 100 mil reais, que, segundo ele é resultado de uma viagem feita à Brasília em visita aos gabinetes em busca de recursos. Ele destacou que o dinheiro já está disponível e foi destinado por emenda da Deputada Federal Geovania de Sá (PSDB).

 

 

Carla Shimoguiri e Siomara Correa destacam mutirão da saúde feito pela prefeitura

Elas comentaram sobre a boa atuação das equipes e o sucesso do evento.

 

As vereadoras Carla Shimoguiri (PTB) e Siomara Muhlmann Correa (PP), aproveitaram o espaço da Palavra Livre da sessão da última segunda-feira, 02, para enaltecer as equipes da Secretaria da Saúde que atuaram no mutirão de exames, cirurgias e próteses, realizado pela Prefeitura Municipal de Três Barras no último dia 24. Elas destacaram a boa atuação das equipes e o sucesso do evento.

Carla falou que os funcionários das secretarias envolvidas estão de parabéns e que a vontade em realizar um bom trabalho “era nítida em cada rosto”, disse. Ela também agradeceu ao deputado federal Darci de Matos (PSD) que destinou parte dos recursos para as cirurgias.

Já Siomara agradeceu o empenho das equipes da secretaria da saúde e de outras secretarias que trabalharam em conjunto para que tudo ocorresse com tranquilidade. No entanto a vereadora chamou atenção para 356 faltantes no mutirão: “são pacientes que tiveram o exame autorizado e não foram retirar”, destacou.

A vereadora afirma que a população precisa ter comprometimento com essa questão, porque os exames autorizados serão pagos pela prefeitura e que os que faltaram acabam tirando a vaga de outras pessoas que precisam: “o governo tem feito o possível para zerar a fila dos exames, mas é preciso que a população faça a sua parte”, solicitou.

Em 24 de agosto de 2019, a prefeitura de Três Barras realizou o Mutirão da Saúde. Lá foram entregues as liberações de exames, consultas especializadas, cirurgias eletivas e próteses dentárias. Mais de 1500 pacientes foram atendidos.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.