Marco Antônio de Souza – Gorguinho – vereador pelo MDB
Gorguinho quer mais explicações sobre contratação de engenheiros em Três Barras.
O vereador acredita num possível equívoco do governo municipal em contratar os engenheiros por nota fiscal, sem processo licitatório ou concurso público, por se tratar de contratação pessoal e que dessa forma estaria insistindo em um erro pelo qual já foi notificado pelo MPSC.
No documento, Souza pede que o executivo informe qual a forma de contratação e a respectiva remuneração do Engenheiro Mateus Sucheck e da Engenheira Nadine Janiszewski, e a data em que foram contratados pelo município.
O vereador disse ainda que “os engenheiros estavam na apresentação do projeto de revitalização da Avenida Rigesa, e que a gente sabe que trabalham para prefeitura”, alertou. “O que me chama atenção é a omissão dos nomes dos engenheiros”, concluiu.
Gorguinho utilizou a tribuna para explicar a situação: “há algumas sessões eu pedi o requerimento 32/2019, no qual eu já solicitava informações sobre os arquitetos e engenheiros contratados pelo município, e a prefeitura respondeu, porém, no item dos engenheiros, faltou o nome de dois”, relatou.
Citando a responsabilidade de os vereadores fiscalizarem o executivo, o edil apresentou trecho da petição onde o próprio município reconhece a contravenção relatada pelo MPSC: “a ação versa sobre atos de improbidade, visando o objetivo de punição administrativa aos Réus e ressarcimento de eventuais prejuízos aos cofres públicos (…) por certo que tal procedimento, da forma como aqui se demonstra, causou prejuízos econômicos (…) assim, para garantia do ressarcimento, entende o Município viável sua participação na ação junto com o MP, na forma disciplinada pelo § 3º do art. 6º da Lei nº 4.717/65, manifestando, neste ato, sua concordância com as argumentações do Autor, às quais se reporta” diz a resposta enviada ao MPSC.
O argumento de Souza está baseado em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de Santa Catarina, na qual o órgão alega “improbidade administrativa” do Prefeito Luiz Shimoguiri na contratação fracionada de Zair Packer em serviços de engenharia para pavimentação de ruas, infringindo a Lei de Licitações.
(MDB), escreveu e apresentou novo requerimento pedindo informações sobre a contratação de engenheiros pelo município de Três Barras. O documento foi aprovado na sessão da última quarta-feira, 18, e foi encaminhado ao governo municipal com prazos para resposta. O edil suspeita uma possível irregularidade na contratação.O vereador Marco Antônio de Souza, Gorguinho
O executivo tem 15 dia para enviar uma resposta.
Vereador Ernani Wogeinaki Júnior (PSB)
O vereador Ernani Wogeinaki Jr (PSB) utilizou o espaço da “Palavra Livre” na sessão da última quarta-feira, 18, para relembrar de um tema recorrente na casa: a água que empoça nas ruas do município. O vereador argumentou que as chuvas que atingiram a região trazem o problema à tona e que as dificuldades postas à população ficam mais evidentes.
De acordo com Júnior “as chuvas de hoje (18) fazem a gente lembrar do escoamento da água na Rua Boleslau Polanski (…) vi várias pessoas tendo que desviar das poças para não tomarem um banho, porque a água represa sobre a rua (…), falo dessa rua porque eu moro no bairro e foi onde eu vi, mas a situação acontece em outras várias do município”, alertou.
O vereador cobra da prefeitura uma manutenção mais eficaz nestes casos: “tem que fazer a boca de lobo, tem que criar a forma da água escoar do asfalto”, sugeriu, lembrando ainda que “nós temos que construir novas ruas, mas também tem que cuidar das que já existem”, pediu.
PARQUE DE EXPOSIÇÕES
Ernani Jr também utilizou a tribuna para cobrar o projeto e construção de um Parque de Exposições no município. Lembrando que em breve haverá a comemoração do aniversário da cidade e que será, novamente, em um local improvisado: “já está mais do que na hora de rever essa situação”, reclamou.
CAMPINHO DA COHAB
O vereador também apresentou uma demanda referente aos moradores vizinhos do Campinho de Futebol de Areia da Cohab do Bairro Vila Nova. Segundo ele, faz-se necessária a instalação de uma rede de proteção para que as bolas não fujam dos limites do campinho. “Os moradores relatam que apesar da estrutura não estar bem cuidada, o campinho é usado, e as bolas acabam caindo nas casas com muita frequência”, finalizou.
Plenário da Câmara em 18/09/2019
Os vereadores de Três Barras aprovaram o projeto de lei que vai auxiliar as viagens dos programas sociais do município. A pauta teve parecer unânime na sessão da última quarta-feira, 18. Serão beneficiados os Clube de Mães; Clube da Melhor Idade; Entidades Culturais; Recreativa e de Serviços.
De acordo com o texto, o executivo autorizado a fornecer transporte de ônibus/micro-ônibus para fins de deslocamento de grupos do Clube de Mães, Clube da Melhor Idade, entidades culturais, recreativas e de serviços, e demais Secretarias Municipais, para participarem de eventos e viagens fora da cidade e em caso de o município não possuir transporte disponível para cessão na data da solicitação, fica o autorizado a realizar o fretamento de veículo.
O texto também autoriza a cidade a ceder servidores para acompanhamento de viagens, ocasião em que serão custeadas as despesas de alimentação e estadia através da concessão de diárias.
Os vereadores entenderam que a liberação do serviço contribui para a melhor qualidade dos grupos, além de oportunizar mais atividades para a população diretamente ligada aos clubes e secretarias.


>