InícioDestaqueResumão da Sessão da Câmara 02-12-19

Resumão da Sessão da Câmara 02-12-19

Últimas notícias

Mulher sofre tentativa de homicídio em padaria no centro de Canoinhas

Na manhã dessa quinta-feira, 10, os bombeiros e polícia...

Alerta: Golpe do MEI

Atenção Microempreendedores Individuais! Os golpes estão cada vez mais...

Três Barras inicia campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria...

Vereadores aprovam nome de Geraldo José de Carvalho para a Unidade Sanitária do KM 6

 

A pauta teve parecer unânime dos vereadores e a sessão contou com a presença de familiares de Carvalho.

 

 

Os vereadores de Três Barras aprovaram na última segunda-feira, 02, o projeto de lei para que o prédio público municipal que abriga a Unidade Sanitária de Barra Grande – Km 6, fique denominado de “Geraldo José de Carvalho”. A pauta teve parecer unânime dos vereadores e a sessão contou com a presença de familiares de Carvalho. O projeto foi proposto pelo vereador Ernani Wogeinaki Jr (PSB).

 

 

Quanto à homenagem póstuma, segundo o parecer de redação final, é medida que se impõe como reconhecimento da população por aquele que, originário da histórica São João Del Rei, adotou Três Barras como seu lar, vivendo e trabalhando por longos anos.

 

 

O texto destaca que nesse espaço de tempo, interagiu com os diversos setores da sociedade, contribuindo para o bem-estar das pessoas e criando vínculos profundos com a comunidade.

 

 

Ao comentar sua proposição, Ernani Jr, autor, disse que Carvalho “foi uma pessoa muito influente enquanto esteve aqui e foi muito ativo (…) padrinho da Casa da Criança*, enquanto existia,  – * casa de acolhimento de crianças em situação vulnerável – sempre foi festeiro nas comunidades católicas, e morou ali no KM6, onde sua memória tem muito respeito (…) o que fazemos hoje é uma singela homenagem”, destacou.

 

 

Marco Antônio de Souza, Gorguinho (MDB), relator na comissão de Redação Final, parabenizou o colega vereador pela proposição destacando que sua geração conhece os feitos de Carvalho pelas histórias que contam do homenageado: “o que a gente sabe é das histórias que são contadas, principalmente pela nossa família (…) a família do meu pai tem um grande apreço pela família do senhor Geraldo (…) hoje o que se vê são as raízes plantadas aqui em Três Barras”, comentou, ao enaltecer os familiares.

 

 

O vereador João Canani (PSB) disse que “só tenho boas lembranças do senhor Geraldo, trabalhamos juntos na Rigesa e ainda fizemos o ginásio junto, na sala de aula, dia por dia, então a homenagem é muito válida”, contou aos colegas.

 

 

Já a vereadora Mara Carla Eufrásio Shimoguiri (PTB) afirmou que conheceu “o Geraldo, sempre muito admirado por toda a comunidade, que morou ao lado do posto de saúde”, recordou ao parabenizar Ernani Jr pela proposição.

 

 

Quem também comentou a matéria foi o vereador Laudecir José Gonçalves, o Barriga (PL), que compartilhou que conheceu Geraldo na Rigesa: “muito do que eu sei, devo ao senhor Geraldo”, complementou.

 

 

A pauta teve apoio unânime dos vereadores e foi aprovada com oito votos favoráveis. Foi à sanção.

 

 

Canani apresenta indicação solicitando lombo-faixa em local de acidente

 

Vereador recordou de outro acidente que ocorreu no local em 2013.

O vereador João Canani (PSB) realizou indicação na sessão da última segunda-feira, 02, solicitando que o poder executivo estude a construção de uma lombo-faixa na Rua João Batista Pacheco em Três Barras. Ele alertou sobre um novo acidente de trânsito que ocorreu no local. A indicação foi enviada a prefeitura.

 

 

De acordo com o texto, a lombo-faixa deve ser instalada em frente à Igreja do Evangelho Quadriangular no Bairro Vila Nova com foco na “prevenção de novos acidentes no local, visto que ali há concentração de inúmeras pessoas quer seja pela própria igreja, entrada principal do cemitério e ainda um ponto de espera de usuários de ônibus”.

 

 

Ao ocupar a tribuna e apresentar as fotos do acidente, Canani destacou que “no ano de 2013 nós já tivemos um acidente de automóvel, que já servia de alerta que nós precisamos achar um jeito de reduzir a velocidade dos veículos que passam por ali (…) ainda bem que no acidente dessa semana, não tinha ninguém se feriu”, defendeu.

 

 

O acidente que trouxe a discussão de uma lombo-faixa no local, foi onde um caminhão carregado com toras de eucalipto tombou nas proximidades do cemitério de Três Barras na tarde de sábado, 23 de outubro de 2019. A carga atingiu e destruiu o muro de uma casa ao lado da Igreja Evangélica Quadriangular.

 

 

 

Carla Shimoguiri pede instalação de posto de coleta de exames no São Cristóvão

A vereadora destacou que a população do local encontra dificuldades no deslocamento para realizar os procedimentos.

 

 

Mara Carla Eufrásio Shimoguiri (PTB), apresentou indicação na sessão da última segunda-feira, 02, para que o executivo articule com os laboratórios de exames clínicos, para instalarem um posto de coleta no Distrito de São Cristóvão. A vereadora destacou que a população do local encontra dificuldades no deslocamento para realizar os procedimentos. O texto foi enviado ao executivo.

 

 

 

O pedido é para que a prefeitura entre em contato com os laboratórios que prestam serviços de análises clínicas para o município, para que instalem um posto de coleta no distrito, como já ocorre em localidades do interior, por exemplo.

 

 

 

Na tribuna, Carla disse que já havia solicitado o mesmo serviço em 2017, mas que a solicitação ainda não foi atendida: “nada mais justo com o bairro do que instalar o posto, porque nem todos tem condições de se deslocar até Canoinhas ou vir até a sede do município para realizar a coleta para o exame”, defendeu.

 

 

 

 

Projeto de bonificação aos professores de Três Barras segue em tramitação na Câmara

Texto foi enviado à Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Promoção Social.

Em sessão extraordinária realizada na segunda-feira, 02, os vereadores de Três Barras aprovaram por   unanimidade o parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, a respeito do projeto de lei complementar 23/2019, que autoriza o executivo a conceder gratificação ao pessoal ativo do Magistério Público. Essa foi a segunda apreciação do plenário a matéria que segue em tramitação na Câmara.

 

 

A vereadora Mara Carla Eufrásio Shimoguiri (PTB), relatora do projeto na comissão, disse que “esse projeto cria a gratificação para os professores que estão na ativa e que ele poderá ser estendido aos funcionários que trabalhem na rede de ensino (…) utilizando um critério de faltas, onde o colaborador que tiver menos faltas, vai receber mais (…) sendo um jeito de incentivar e valorizar os professores”, afirmou.

 

 

O texto foi aprovado por 8 votos favoráveis e agora está sendo apreciado na Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Promoção Social para uma nova votação em plenário. Ainda não há uma previsão de quando os professores irão receber a gratificação, mas o assunto tem tido o apoio dos vereadores.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.