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Projeto de extensão–Iniciação científica no ensino médio

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No último sábado 22 de maio de 2021 no período da manhã realizou-se o 6º (sexto) encontro do projeto de extensão intitulado: “Iniciação científica no ensino médio”. O referido projeto de extensão é coordenado pelo Dr. Sandro Luiz Bazzanella do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado em parceria com os professores Reginaldo Antônio Marques dos Santos (professor de Filosofia e Sociologia em Escolas de Ensino Médio Santa Catarina e no Paraná), Melissa Figueiredo Silvestre (Coordenadora Pedagógica do Centro de Integração Empresa Escola do Estado de Santa Catarina/Florianópolis – CIEE/SC) e  Terezinha de Fátima Juraczky Scziminski (Diretora da EEB Frei Manandro Kamps). Participam dos encontros jovens estudantes da Escola de Educação Básica Frei Menandro Kamps, da Escola de Educação Básica Almirante Barroso, do CIEE/SC.

 

 

Trata-se do desenvolvimento de uma experiência de Iniciação Científica com jovens do Ensino Médio das instituições acima nomeadas que parte do princípio de que o Ensino Médio é o momento privilegiado para que os alunos possam compreender o que é ciência. Entrar em contato com o rigor do método científico. Coletar dados estatísticos, agrupá-los, bem como compreendê-los e analisá-los descrevendo a partir deles determinados fenômenos vinculados as Ciências Humanas e Sociais.

 

 

Sob tais perspectivas, o projeto oportuniza aos jovens a compreensão sobre o que é ciência e o que caracteriza o conhecimento científico; o que é o método científico; qual a importância do método científico;  como se constitui o objeto da pesquisa; qual a utilidade da hipótese; dos objetivos geral e específicos; especificidades da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa; métodos de pesquisa quantitativo; construção do instrumento de coleta de dados; as formas de abordagem para a coleta de dados; a coleta de dados; a tabulação dos dados e o tratamento analítico dos mesmos.

 

 

Sob todos estes aspectos este projeto tem o intuito de proporcionar aos jovens conhecimentos em torno da importância da iniciação científica no Ensino Médio. Educação é investimento nas jovens gerações. O desenvolvimento local, regional e nacional está intimamente vinculado aos investimentos e, a garantia de acesso à educação de qualidade, com ênfase no ensino das diversas áreas da ciência, sejam elas, as ciências exatas, naturais, sociais e humanas. Sociedades comprometidas com a oferta de oportunidades educacionais às suas crianças adolescentes e jovens constroem escolas, bibliotecas, ginásios de esporte, bem como pavimentam os caminhos para o desenvolvimento. Sociedades que menosprezam tais investimentos constroem presídios e trilham o caminho da mediocridade.

 

 

Prof. Sandro Luiz Bazzanella

Prof. Reginaldo Antônio Marques do Santos

Equipe Gazeta
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