InícioCegueira e SolidariedadePrograma de mestrado e doutorado em desenvolvimento regional: oportunidades regionais!

Programa de mestrado e doutorado em desenvolvimento regional: oportunidades regionais!

Últimas notícias

Operação contra abuso sexual em Canoinhas e Papanduva é considerada a maior da região

A operaçãoRespectus, deflagrada nesta quarta-feira (24) em Papanduva e...

Após denúncia polícia militar apreende arma sem registro em Três Barras

Na quarta-feira, 24, por volta das 16h, policiais militares...

Para cursar um Mestrado ou Doutorado não é mais preciso sair do Planalto Norte Catarinense em direção a capitais ou a outras cidades, nem correr riscos e ter custos de deslocamento, despesas com hospedagem ou alojamento, dentre outros.

 

 

Os Programas de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional estão na Universidade do Contestado (UnC), no centro da cidade de Canoinhas (SC)! Além disso, os Programas são recomendados, aprovados e bem-conceituados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela Pós-Graduação no Brasil.

 

Os Programas de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado são multidisciplinares na sua composição. Isto significa que acolhem pessoas graduadas (no caso do Mestrado) e pós-graduadas (no caso do Doutorado) advindas das mais diversas áreas de formação, como: Direito; História; Administração; Geografia; Engenharias; Ciências Contábeis; Pedagogia; Gestão Pública; Fisioterapia; Medicina, Serviço Social, enfim, das mais diversas áreas do conhecimento. Toda esta multidisciplinaridade produz ciência (dissertações e teses) a partir de metodologias interdisciplinares, permitindo a ampliação dos conhecimentos e, necessariamente, o aprimoramento profissional e ação pública e privada.

 

 

Estudar, aperfeiçoar-se e qualificar-se intelectualmente e tecnicamente é diferenciar-se culturalmente e profissionalmente. Além disso, possibilita a emancipação humana, bem como, poderá permitir a abertura de novos horizontes de trabalho (empregabilidade), empreendedorismo ou tornar-se pesquisador. Isso poderá contribuir, também, para satisfação e qualificação pessoal, bem como, melhorar a vida das pessoas.

 

 

Cursar um Programa de Mestrado e de Doutorado da Universidade do Contestado (UnC) é uma das possibilidades de interagir numa nova atmosfera em um ambiente propício para pensar, propor e agir em prol da melhoria da vida privada e coletiva, bem como, para atuar em instituições públicas, em organizações privadas ou em organizações da sociedade civil, ou ainda mais, na participação de grupos ou comunidades sem vínculo de trabalho ou profissional. Nesta direção, um convite especial para você participar e ser protagonista na construção de relações mais solidárias e de cooperação para contribuir na elevação do nível cultural regional, bem como, contribuir para elevar a qualidade de vida regional.

 

 

Cursar os Programas de Mestrado e Doutorado da Universidade do Contestado são espaços de leitura, estudos, reflexões, amizades, proposições e ações. Mas, acima de tudo, preparar-se para atuar em várias frentes da vida pessoal e profissional. Ainda: pensar e sobretudo cursar o Programa de Mestrado ou Doutorado em Desenvolvimento Regional é ter a coragem, ousadia, identidade ou estima territorial, convicção de que é possível viver e fazer a diferença positiva onde se está ou se atua.

 

 

Ao longo de sua história, 50 anos de Universidade e 15 anos de Programa de Mestrado/Doutorado em Desenvolvimento Regional, com mais de 150 Mestres formados ou qualificados e satisfeitos com o Curso, se confirma a função social e cultural, principalmente, que a Universidade do Contestado tem com a região. Afinal, são mais de 150 Mestres em Desenvolvimento Regional atuando em Instituições públicas e privadas, na Educação Básica, Média e Superior, Organizações da Sociedade Civil, Ministério Público, Hospitais, Secretarias de Educação, nos serviços de saúde, Assistência Social, Profissionais Liberais, dentre outros.

 

 

Os Programas são orientados por duas linhas de pesquisas. Linha 1 – Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional: os estudos e pesquisas a serem implementados nesta linha, articulam-se em torno do debate sobre desenvolvimento regional e políticas públicas, com ênfase nas questões socioeconômicas, políticas, histórico-culturais e éticas, cujos processos conectam ou impactam os espaços públicos e privados, urbanos e rurais, possuindo como contexto referencial o Território do Contestado.

 

 

Linha 2 – Ambiente e Dinâmicas Socioeconômica e Organizacional nos Territórios: esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo e análise da dinâmica territorial do desenvolvimento, tendo como foco os ativos e recursos territoriais, o patrimônio territorial e abordagens sobre ambiente, governança territorial e planejamento regional, concebendo as teorias do desenvolvimento como parâmetro. Também abrangerá estudos sobre economia regional, arranjos produtivos, relações intra e inter organizacionais, inovação, empreendedorismo sócio territorial e empresarial, dando destaque aos impactos socioeconômicos no desenvolvimento de territórios e regiões.

 

 

 

Deste modo, que tal cursar o Programa de Mestrado ou Doutorado em Desenvolvimento Regional na Universidade do Contestado (UnC)? Eis uma das oportunidades que se apresenta para fazer a diferença cultural e profissional na vida das pessoas. Afinal, um território se constitui pelo seu povo, sua cultura, economia e outros aspectos da vida.

 

 

 

No entanto, na contemporaneidade, um território se constitui, se diferencia e se emancipa, também, pelo nível intelectual, cultural, de confiança, de empoderamento e por relações de pertencimento. Neste sentido, os Programas de Mestrado e Doutorado da Universidade do Contestado (UnC) contribuem nessa direção para que esse processo aconteça.

 

 

 

 

Jairo Marchesan

Sandro Luiz Bazzanella

Maria Luiza Milani

 

Docentes do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento

Regional da Universidade do Contestado (UnC)

 

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.