InícioDestaqueProcon de Canoinhas alerta consumidor sobre garantia de produto

Procon de Canoinhas alerta consumidor sobre garantia de produto

Últimas notícias

Golpe do anúncio falso: Homem perde R$9.400,00 em golpe

No sábado, 20, por volta das 15h, compareceu ao...

Mulher liga para polícia pedido socorro as margens da BR-280

No domingo, 21, por volta das 21h20, policiais militares...

Homem sofre tentativa de homicídio em Três Barras

No domingo, 21, por volta das 22h30, policiais militares...

Você sabia que a garantia de produto é estabelecida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e independe de previsão em contrato? O alerta é do Procon de Canoinhas.

 

“Recebemos denúncias de que fornecedores estão fazendo clientes redigirem cartas de próprio punho renunciando a garantia. Isso é abusivo!”, informa a coordenadora Franciele Sirena.

 

Empresas que realizarem tal prática poderão ser multados.

 

A garantia legal é estabelecida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e independe de previsão em contrato. A lei garante e ponto. Assim, você tem 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável (um alimento, por exemplo), ou 90 dias se for durável (uma máquina de lavar, por exemplo). O prazo começa a contar a partir do recebimento do produto.

 

Franciele  lembra ainda que em caso daquele defeito que só se mostra depois de um certo tempo de uso do produto, o prazo da garantia legal começa a contar a partir do momento em que este defeito é constatado.

 

Diante de um produto com defeito, o cliente pode optar até pela devolução do valor pago pela mercadoria. “Primeiro caberá a empresa realizar o conserto em até 30 dias, não realizando poderá optar pela devolução ou troca”, esclarece a coordenadora do Procon.

 

O pedido para tal deverá respeitar o mesmo prazo: 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para itens duráveis. O cancelamento deve ser formalizado por escrito, devolvendo o produto e solicitando a devolução de qualquer valor pago.

 

Produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos devidamente legalizados seguem as mesmas regras dos nacionais.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.