InícioDestaqueProcon de Canoinhas alerta consumidor sobre garantia de produto

Procon de Canoinhas alerta consumidor sobre garantia de produto

Últimas notícias

Mulher sofre tentativa de homicídio em padaria no centro de Canoinhas

Na manhã dessa quinta-feira, 10, os bombeiros e polícia...

Alerta: Golpe do MEI

Atenção Microempreendedores Individuais! Os golpes estão cada vez mais...

Três Barras inicia campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria...

Você sabia que a garantia de produto é estabelecida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e independe de previsão em contrato? O alerta é do Procon de Canoinhas.

 

“Recebemos denúncias de que fornecedores estão fazendo clientes redigirem cartas de próprio punho renunciando a garantia. Isso é abusivo!”, informa a coordenadora Franciele Sirena.

 

Empresas que realizarem tal prática poderão ser multados.

 

A garantia legal é estabelecida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e independe de previsão em contrato. A lei garante e ponto. Assim, você tem 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável (um alimento, por exemplo), ou 90 dias se for durável (uma máquina de lavar, por exemplo). O prazo começa a contar a partir do recebimento do produto.

 

Franciele  lembra ainda que em caso daquele defeito que só se mostra depois de um certo tempo de uso do produto, o prazo da garantia legal começa a contar a partir do momento em que este defeito é constatado.

 

Diante de um produto com defeito, o cliente pode optar até pela devolução do valor pago pela mercadoria. “Primeiro caberá a empresa realizar o conserto em até 30 dias, não realizando poderá optar pela devolução ou troca”, esclarece a coordenadora do Procon.

 

O pedido para tal deverá respeitar o mesmo prazo: 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para itens duráveis. O cancelamento deve ser formalizado por escrito, devolvendo o produto e solicitando a devolução de qualquer valor pago.

 

Produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos devidamente legalizados seguem as mesmas regras dos nacionais.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.