InícioDestaquePrefeito Beto Passos anuncia lançamento do programa para troca de recicláveis por...

Prefeito Beto Passos anuncia lançamento do programa para troca de recicláveis por alimentos em Canoinhas

Últimas notícias

Pé-de-Meia: estudantes nascidos em março e abril recebem hoje R$ 200

Estudantes do ensino médio da rede pública nascidos março...

Homem com mandado de prisão ativo é capturado no centro de Canoinhas

Na terça-feira, 26, policiais militares receberam informações de um...

Mulher é conduzida a delegacia por utilizar “Gato” em rede de energia

Na terça-feira, 26, por volta das 10h40, policiais militares...

Canoinhas viverá um novo momento de sua história a partir do dia 5 de junho. Começa a funcionar neste sábado o Programa Ouro Verde. “É um sistema de troca de material reciclável por créditos para comprar alimentos no Mercado Público Municipal. O programa será um marco no desenvolvimento do município por unir quatro áreas: meio ambiente, economia, social e saúde”, garante o prefeito de Canoinhas, Beto Passos.

 

Quem vive em Canoinhas poderá trocar latas de alumínio, ferro, aço, papel, papelão, plásticos em geral, embalagens tetra pak e isopor por créditos para gastar no Mercado Público Municipal. “A primeira troca vai ser realizada neste sábado, dia 5 de junho pela manhã. Então prepare o seu material”.

 

 

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Agostinho Machado Filho, qualquer cidadão (pessoa física), residente no município de Canoinhas, poderá trocar os materiais que deverão estar lavados e secos. Na primeira entrega haverá cadastrado para controle das informações e formação de banco de dados.  Cada pessoa poderá entregar um volume de até 50 quilos de materiais recicláveis por dia estabelecido para o recebimento. O ponto de coleta será a praça da rodoviária/Mercado Público na primeira e terceira semana de todo mês, nas quartas e sábados, das 8h às 12h.

 

“Cada quilo de material entregue valerá O$ 0,50. Após a conversão dos valores o munícipe receberá a quantia em O$ equivalente que poderá ser usado no Mercado Público Municipal”, explica Agostinho.

 

Secretário Agostinho Machado Filho e o prefeito Beto Passos

 

 

A primeira troca será na pracinha ao lado do Mercado Municipal/Terminal Rodoviário. O dia de início do programa foi escolhido, pois além de estar contido na Semana do Meio Ambiente, no dia 5 de junho são comemoradas três datas muito especiais: Dia da Ecologia, Dia Mundial do Meio Ambiente e  Dia Nacional da Reciclagem.

 

 

 

Sobre o Programa

O Programa Ouro Verde vai implantar em Canoinhas um sistema de trocas de materiais recicláveis por créditos para uso na aquisição de produtos da agricultura familiar e produtores artesanais de alimentos, que são comercializados no Mercado Público Municipal de Canoinhas. Esses créditos se chamarão: “Ouro Verde” – O$.

 

O Programa Ouro Verde vem ao encontro com a necessidade de incentivar a população do município de Canoinhas a adquirir alimentos frescos e de qualidade nas bancas da agricultura familiar do Mercado Público Municipal fomentando a geração de renda para os agricultores expositores como uma alternativa de comercialização. Será oportunidade para a população garantir alimentação adequada e saudável direto do produtor para a residência. O programa colabora diretamente na proteção ao meio ambiente com a retirada de circulação de material totalmente viável à reciclagem, que de outra forma poderia ser descartado de forma irregular.

 

O programa irá atuar em quatro frentes: ambiental, econômico, social e saúde.

 

 

* Ambiental: atuará como incentivo à separação de material reciclável (que não irá mais ser descartado de maneira irregular), bem como no fortalecimento das cooperativas e associações de recicladores, que irão receber sem custo o material trocado por “Ouros Verdes”.

 

* Econômico: fomentará o comércio de alimentos produzidos por agricultores familiares e produtores artesanais de alimentos, através do incentivo à aquisição de alimentos comercializados no Mercado Público Municipal. Gerará alternativa de renda aos agricultores possibilitando assim uma melhor qualidade de vida para eles, bem como ajudará no “giro” da economia municipal.

 

* Social: possibilitará, com a instalação futura de pontos de recebimento itinerantes, o acesso da população que mora em bairros mais distantes e em regiões mais carentes, à uma alimentação de qualidade, com a utilização dos créditos gerados na troca do material reciclável.  E esse material, por sua vez, irá beneficiar as famílias diretamente ligadas à atividade de reciclagem.

 

* Saúde: vai incentivar e garantir o direito à alimentação adequada e saudável para a população em geral com alimentos frescos e de qualidade advindos da agricultura familiar.

 

Para saber mais sobre o programa, acesse pmc.sc.gov.br – clique no banner “Moeda Ouro Verde”.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.