InícioDestaquePós em Educação e Diversidade do IFSC Canoinhas finaliza apresentação de trabalhos...

Pós em Educação e Diversidade do IFSC Canoinhas finaliza apresentação de trabalhos da 1ª turma

Últimas notícias

Mulher sofre tentativa de homicídio em padaria no centro de Canoinhas

Na manhã dessa quinta-feira, 10, os bombeiros e polícia...

Alerta: Golpe do MEI

Atenção Microempreendedores Individuais! Os golpes estão cada vez mais...

Três Barras inicia campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria...

Inclusão de pessoas com deficiência no espaço educativo; educação do campo e juventudes rurais; violência escolar e desafios para o respeito à diversidade; e relações de gênero, empoderamento feminino e educação. Os principais temas abordados nos trabalhos de conclusão de curso (TCC) mostram um pouco da multiplicidade das pesquisas e áreas de atuação dos concluintes da primeira turma da pós-graduação em Educação e Diversidade do Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A última defesa de TCC aconteceu no dia 19 de abril, totalizando 21 especialistas formados nesta primeira turma.

 

Para o coordenador da especialização, Vilson Cesar Schenato, a boa relação entre professores e alunos na condução das aulas e das pesquisas foi fundamental para que o curso atingisse seu objetivo, de qualificar profissionais da educação para atuarem diante da diversidade humana presente no espaço escolar, entendendo a escola enquanto instância fundamental de formação para a cidadania.

 

Licenciada em Ciências Sociais e professora de Ensino Médio na rede pública em Canoinhas, Cristiélen dos Santos destaca que a conclusão do curso e o título de especialista em Educação e Diversidade não são apenas conquistas profissionais. “Além de agregar no currículo, a formação permitiu expandir o olhar sobre questões de inclusão que antes poderiam passar despercebidas. Sobretudo, promoveu a percepção de valores como empatia e solidariedade, a partir dos direitos humanos que já são inerentes aos indivíduos, como o caminho norteador na educação de um processo de ensino-aprendizagem mais humanizado”, enfatiza.

 

Embora considere o título de especialista importante, já que chegou a perder oportunidades de trabalho por conta de processos de seleção exclusivos por titulação, Reginaldo Antonio Marques dos Santos também está entre os que reconhecem que a formação é superior ao certificado. “O compromisso ético de ser professor em tempos hodiernos implica em respeitar a educação e isto está para além da posse de títulos. A pós em Educação e Diversidade apresentou todos os critérios daquilo que buscava e superou minhas expectativas”, elogia Reginaldo, que é graduado em Ciências Sociais e professor de Sociologia nas redes públicas estaduais de Santa Catarina, em Três Barras, e do Paraná, em São Mateus do Sul.

 

Além dos temas relevantes das pesquisas desenvolvidas pela primeira turma, a especialização em Educação e Diversidade teve mais uma peculiaridade que merece destaque, a realização de um TCC em forma de autobiografia.  “Desde as primeiras aulas, senti uma forte ligação entre os assuntos tratados e minha própria trajetória”, conta Maria Lúcia Pereira Bonfim. “Vejo muitos sujeitos vivendo nas mesmas situações em que vivi e que, sem esperança de dias melhores, são invisibilizados como sujeitos”, avalia Maria, que é formada em licenciatura em Pedagogia e trabalha como assistente pedagógica de Educação Infantil. “Precisamos refletir que somos sujeitos diversos em nossas singularidades, mas com direitos igualitários de viver com dignidade”, defende.

 

Trabalhos apresentados

Confira a lista dos 21 trabalhos apresentados pela primeira turma da pós em Educação e Diversidade:

·        Cíntia Letícia Hames Liz de Campos | A inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho

·        Cristiélen dos Santos | Arte engajada: expressões de mulher na obra de Cindy Sherman

·        Diane Ruteski | A percepção da qualidade de vida de professores e professoras do ensino técnico profissionalizante

·        Elis Marina Nunes | Políticas de acolhimento e recuperação de estudantes usuários de drogas

·        Elli Leonilda Beije Burzi | Violência na escola: o papel do professor na prevenção de atitudes violentas

·        Francieli Vanessa Glaner | Abuso sexual na infância: consequências na vida adulta

·        Idlauson Pitt | BNCC: um diálogo entre a promessa e a realidade

·        Liana Cristina Metzger | Os desafios didáticos da diversidade em educação: o caso da Lei 10.639 em uma escola de Canoinhas (SC)

·        Luana de Oliveira Antonello | A percepção das jovens rurais sobre as mulheres do campo

·        Maísa Batista | A gestão escolar democrática e a diversidade: estudo de caso em uma escola pública de Canoinhas / SC

·        Marcela Semczecym Gonsalves Fernandes Kaminski | O ensino de matemática para alunos com transtorno do espectro autista: o que revelam as pesquisas recentes?

·        Maria Claudineia Randig | O processo de ensino-aprendizagem dos alunos com TEA sob a perspectiva de profissionais do ensino regular

·        Maria Lúcia Pereira Bonfim | Maria das ruas à cidadania: autobiografia de uma mulher negra e o papel da educação na sua trajetória

·        Mariquiel dos Santos | Jogos pedagógicos como ferramenta de ensino para alunos com TEA na educação infantil

·        Paulo Odair Moreira | Educação no campo e educação profissional: o ensino médio integrado

·        Reginaldo Antonio Marques dos Santos | O papel da educação no enfrentamento à violência contra a mulher no município de Canoinhas-SC

·        Simone Mazureki Soares de Lima | O olhar das famílias sobre os caminhos da inclusão escolar

·        Taciana Maria Glaba | Reflexões sobre a interferência da língua materna no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: perspectivas docentes sobre a diversidade linguística nas aulas de língua inglesa de escolas de Canoinhas – SC

·        Tamirys Pereira Taborda Pitt | Educação do campo: construindo diálogo, troca de saberes e ensino-aprendizagem

·        Tathiane Karine Hesse Gonçalves | O papel da publicidade na conscientização da diversidade de gênero

·        Valquíria Batista da Rocha | A representação do feminino na arte como lugar de poder: uma proposta de educação pela imagem

Nova turma

Nessa sexta-feira (30), o Câmpus Canoinhas dá início às atividades com a segunda turma do curso de especialização em Educação e Diversidade. A aula inaugural será proferida pelo professor Welson Barbosa Santos, da Universidade Federal de Goiás (UFG), para debate do tema “Educação e masculinidade: os riscos de suicídio entre adolescentes”. A palestra virtual poderá ser acompanhada por todos os interessados no canal IFSC Canoinhas no YouTube, a partir das 19h.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.