Nesta terça-feira, 16, três ocorrências de posse de drogas para uso pessoal foram registradas em Três Barras, todas no bairro São Cristóvão.
A primeira ocorrência aconteceu por volta das 13h30min na rua Canoinhas, Durante rondas de rotina, a guarnição avistou um adolescente que tentou se desfazer de um cigarro ao perceber a aproximação da viatura. Abordado, foi encontrado em seu bolso uma carteira de cigarros contendo uma bituca de substância análoga à maconha, pesando 1,3g com embalagem.
A guarnição realizou uma abordagem e, constatando a ausência de indícios de tráfico, realizou o registro do boletim ao adolescente, que poderá ser chamado para dar explicações em juízo.
A substância foi apreendida e encaminhada ao setor técnico.
Pouco depois, às 15h30min, na rua 10 de Julho, outra abordagem resultou na apreensão de 2,6g de substância análoga à maconha. Um jovem foi avistado tentando esconder o rosto e mexendo nos bolsos ao notar a presença policial.
Após a abordagem, a guarnição verificou que a quantidade de droga estava dentro do limite considerado para uso pessoal, conforme o entendimento recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou atípico o porte de maconha para uso pessoal até 40 gramas, desde que não haja indícios de tráfico.
A terceira ocorrência aconteceu por volta das 22h30min na rua José Nunes Cavalheiro, próximo ao CAPS. A guarnição, durante patrulhamento, sentiu um forte odor característico de maconha e avistou um jovem fumando um cigarro de substância análoga.
Após a abordagem, foi identificado que o cigarro, ainda aceso, pesava 1,5g com a embalagem. Seguindo o entendimento do STF, a guarnição advertiu o jovem, que também poderá ser chamado em juízo para prestar esclarecimentos.
A substância foi apreendida e enviada para análise.
Em todas as ocorrências, as substâncias foram apreendidas administrativamente e
encaminhadas ao setor técnico para as devidas providências.
As abordagens foram registradas em boletins de ocorrência e filmadas pelas câmeras policiais.