Policiais de Gloucestershire utilizam conjunto com roupa de proteção que conta com sistema que é ativado automaticamente em caso de colisão.
A imagem acima parece não trazer nada de especial – afinal, trata-se de um policial devidamente equipado posando com a motocicleta de trabalho. A novidade, no caso, está sob a jaqueta de proteção: os policiais rodoviários do condado de Gloucestershire passam a utilizar o airbag para proteger a parte superior do corpo.
Trata-se da mesma tecnologia vista há alguns anos nas competições de moto velocidade. Desde o ano passado, por exemplo, todos os pilotos das três classes do Mundial de Motovelocidade precisam utilizar macacões que possuam a tecnologia.
A polícia de Gloucestershire é a primeira do Reino Unido a fornecer o equipamento de segurança para os policiais que pilotam motocicletas. A tecnologia, que chegou ao Brasil em 2018, funciona da seguinte forma: nas costas, além do protetor de coluna, ficam localizados os sensores de movimento.
Tais sensores, ao detectarem uma colisão ou movimento diferente do usual em uma moto (uma queda, por exemplo), ativam um cilindro que aciona o Airbag em milissegundos, protegendo costas, ombros, peito, região dos rins e a parte superior do abdômen.