InícioDestaquePolícia Civil prende autores responsáveis pela morte do jornalista Paulo Ricardo

Polícia Civil prende autores responsáveis pela morte do jornalista Paulo Ricardo

Últimas notícias

Mulher sofre tentativa de homicídio em padaria no centro de Canoinhas

Na manhã dessa quinta-feira, 10, os bombeiros e polícia...

Alerta: Golpe do MEI

Atenção Microempreendedores Individuais! Os golpes estão cada vez mais...

Três Barras inicia campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria...

A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas-SC, em operação conjunta com a Agência de Inteligência do 3º BPM, coordenada pelo Delegado de Polícia Civil Darci Nadal Junior, após árduo e complexo trabalho de investigação policial, realizou a prisão dos dois autores responsáveis pela morte do jornalista Paulo Ricardo Ferreira, fato ocorrido no dia 24/07/2022, por volta das 04h20min.

 

 

Imperioso destacar que a equipe da Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas, cuja atribuição é a investigação de fatos criminosos marcados pela vultuosa gravidade e complexidade, esteve no local do crime desde os primeiros momentos da descoberta da prática criminosa, sendo o último órgão da segurança pública a deixar o local, tendo em vista a necessidade de analise detalhada do local dos fatos e suas adjacências, eis que investigações criminais de elevada complexidade são solucionadas a partir de detalhes quase imperceptíveis para pessoas que não tenham intimidade com o procedimento de investigação.

 

 

A complexidade da investigação está diretamente ligada a todas as circunstâncias relacionadas a morte de Paulo Ricardo Ferreira, como, por exemplo, o local onde estava quando encontrou a dupla criminosa, o horário da prática do delito (fator complicador pois praticamente elimina a hipótese de existência de testemunhas presenciais), o local ode foi praticado o crime (local afastado e isolado das áreas urbanas, inclusive sem sinal de aparelhos telefônicos), bem como, a ausência de preservação do local do crime, eis que quando a Polícia Civil, a Polícia Cientifica e a Polícia Militar chegaram no Parque de Exposições, o local da prática do crime não estava preservado, até mesmo a câmera fotográfica da vítima, que poderia conter impressões digitais dos autores ou amostras para comparação genética, já havia sido manuseada – inviabilizando assim a coleta de qualquer elemento informativo a partir de exames nesse objeto.

 

 

 

Desta forma, após a análise com base na Metodologia de investigação policial dos Círculos Concêntricos, foi possível determinar precisamente os locais que a vítima frequentou e, ainda, os trajetos utilizados por ela para deslocamento pela área urbana do Município de Canoinhas na madrugada do dia 24/07/2022.

 

 

Desta maneira, determinou-se o momento exato em que a vítima, ainda na região central da Cidade, encontrou os dois criminosos e posteriormente embarcaram em seu veículo sentido Centro De Exposições.

 

 

Por meio da análise de câmeras de vídeo monitoramento e de técnicas de engenharia social, os suspeitos foram precisamente identificados e qualificados, razão pela qual inicialmente representou-se ao Poder Judiciário pela expedição de mandados de busca e apreensão. Durante os cumprimentos dos mandados de busca e apreensão os policiais da Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas, com o apoio da Agência de Inteligência do 3º BPM, lograram êxito em encontrar as roupas utilizadas pelos dois autores durante a prática delituosa.

 

 

A motivação do crime é eminentemente patrimonial, do ponto de vista investigativo não há qualquer duvida de que a dupla criminosa estava perambulando pelas ruas da região central de Canoinhas com a finalidade de encontrar uma vítima para o cometimento de crimes patrimoniais. Desta forma, devido a inexistência de qualquer indicio, descarta-se a participação de autores intelectuais ou a motivação política para a prática o ato criminoso.

 

 

Destaque-se que a análise de imagens de videomonitoramento, ao contrário do que fora afirmado nos últimos dias por alguns comunicadores amadores, não é tarefa simples, sendo necessário primeiramente determinar a localização geográfica da vítima para em seguida verificar a existência e a localização de eventuais equipamentos de captação de imagens, para posteriormente requisitar os arquivos, fazer o download das imagens, determinar o horário do crime e, por derradeiro, realizar efetivamente a análise de imagens. Ainda, a análise de imagens exige que conjuntamente utilize-se diversas técnicas de investigação, com o espeque de que se possa qualificar corretamente a pessoa que aparece nas imagens.

 

 

 

Ato contínuo, utilizando-se técnicas de investigação por meios cibernéticos, localizou-se o telefone subtraído da vítima na noite do crime na residência de um terceiro indivíduo.

 

 

Assim, no dia 01/08/2022 representou-se pela decretação da prisão temporária de F.S.B (20 anos), J.V.F.S (21 anos) e de T.T.S (32 anos) pela prática do crime descrito no art. 157, §3, II, do Código Penal, cuja pena em abstrato orbita de 20 a 30 anos de prisão, sendo que todos os mandados foram cumpridos no dia 03/08/2022 após intenso trabalho para localizar os criminosos.

 

 

Ao longo da investigação, realizou-se o cumprimento de 8 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão temporária.

 

 

Nos próximos dias, a investigação será finalizada, formalizada e o inquérito policial será encaminhado para a análise do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.