Na última terça-feira (17), criminosos fortemente armados realizaram um roubo na agência do Bradesco, na cidade de Apiúna-SC, sob a modalidade conhecida como “Novo Cangaço”. Agiram com extrema violência, se valendo de escudo humano e realizando disparos de arma de fogo de “grosso calibre”. A guarnição PM que foi atender a ocorrência se envolveu bravamente em troca de tiros com os criminosos, oportunidade em que um policial ficou ferido na mão e os criminosos continuaram sua fuga.
Momentos após os fatos, policiais civis efetuaram a prisão de um envolvido no roubo e a apreensão de explosivo e outros itens ligados à materialidade delitiva. Em seguida policiais militares do BOPE (COBRA e COE) foram acionados para a ocorrência, deslocando-se para o local, inclusive com um dos helicópteros do Batalhão de Aviação. Estipulou-se um grande cerco em toda a região e houve uma atuação brilhante de todos os policiais militares envolvidos na operação.
Ao passo que diversas abordagens e verificações eram realizadas pelas guarnições da região, bem como do BOPE/COE, CHOQUE e BAPM, equipes do BOPE/COBRA incursionaram na mata em busca dos criminosos que estavam armados fuzil.
Diversas diligências forma realizadas de modo que, com o imprescindível apoio das guarnições de patrulhamento tático e de radiopatrulha da região, os policiais do grupo COBRA efetuaram a prisão de mais quatro criminosos, bem como a apreensão de farto arsenal utilizado pela organização criminosa: 1 Fuzil sob plataforma M4, cal .223, com luneta, 2 carregadores stanag, 19 munições .223, 20 munições 5.56, 14 estojos .223, 1 espingarda cal.12 CBC mod.586, 1 Fuzil ak47 cal 7.62, com 1 carregador, 6 munições cal.38 special, 3 coletes balísticos (um deles com inscrição de Polícia Civil), 3 celulares e 1 maçarico.