InícioCegueira e SolidariedadePlano de Recursos Hídricos do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio...

Plano de Recursos Hídricos do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro: necessidades e desafios

Últimas notícias

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

O salário mínimo em 2025 será de R$ 1.502,...

Regulamentado direito das crianças e adolescentes em ambiente digital

Uma resolução do Ministério dos Direitos Humanos e da...

A elaboração do Prognóstico e Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro, aprovada por meio do Edital de Chamada Pública nº. 003/2021, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC, tendo como proponente e Coordenador o Professor Dr. Jairo Marchesan, e como instituição interveniente a Fundação Universidade do Contestado, iniciou os seus trabalhos no mês de novembro de 2021 tendo como previsão de desenvolvimento das atividades em 18 meses.

 

 

 

O projeto conta com o envolvimento de nove (9) pesquisadores e dois (02) bolsistas (bolsa DTI – A – Desenvolvimento Tecnológico Industrial) para o desenvolvimento das etapas de Diagnóstico e de Elaboração e Aprovação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro. Compõem a equipe de pesquisadores do projeto profissionais da área da Hidrologia, Agronomia, Engenharia Sanitária e Ambiental, Geologia, Biologia, Geoprocessamento e processos participativos.

 

 

 

A área de abrangência da pesquisa está inserida na Região Hidrográfica 05 do Estado de Santa Catarina (RH5), mais especificamente a Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e dos Afluentes Catarinenses do Rio Negro. A área de atuação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro (Decreto de Criação nº828/2003) engloba em seu território dez (10) municípios inseridos, total ou parcialmente, sendo: Campo Alegre, Canoinhas, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras, com uma área territorial de 8.032.375 km².

 

 

 

A fase inicial do projeto conta com a elaboração do planejamento das atividades, preparação e capacitação da equipe de pesquisadores e bolsistas, atualização de documentos e a elaboração e aprovação do Plano de Trabalho e relatórios parciais e reunião com o Grupo de Acompanhamento do Plano de Recursos Hídricos – GAP. As fases seguintes contemplam o desenvolvimento e elaboração de diferentes produtos, como o Cenário Tendencial de Demandas Hídricas;  o Confronto das Disponibilidades e Demandas Hídricas; a Identificação de áreas Críticas para Expansão de Atividades Demandadoras de Água; Compatibilização das Disponibilidades e Demandas Hídricas; Cenários Alternativos das Demandas Hídricas; Estimativa da Carga Poluidora para cada cenário estabelecido (curto, médio e longo prazos); Definição de medidas mitigadoras para redução da carga poluidora e de controle quantitativo das demandas hídricas; Articulação e Compatibilização dos Interesses Internos e Externos à Bacia; Formulação do Cenário Desejado; Proposta de Enquadramento; Definição do enquadramento dos cursos de água; Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Bacias Hidrográficas Contíguas.

 

 

 

 

A construção e implementação do Plano de Recursos Hídricos para o referido território apresenta-se como uma necessidade para o planejamento e desenvolvimento sustentável das atividades econômicas. Em outras palavras, o Plano de Recursos Hídricos trata-se de um pacto da sociedade da bacia em prol das águas (superficiais e subterrâneas), contendo metas, ações e diretrizes para alcançar a sustentabilidade hídrica para o desenvolvimento regional em horizontes de curto, médio e longo prazos. Desafios que precisam ser pensados e realizados!

 

 

 

Dr. Jairo Marchesan. Docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental da Universidade do Contestado (UnC).

 

E-mail: [email protected]

 

André Leão e Rafael Leão – Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (Pesquisadores)

 

Murilo Anzanello Nichele – Biólogo (Pesquisador) – Processos Participativos

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.