InícioDestaquePesquisas da UnC recebem certificado de propriedade industrial

Pesquisas da UnC recebem certificado de propriedade industrial

Últimas notícias

Mulher sofre tentativa de homicídio em padaria no centro de Canoinhas

Na manhã dessa quinta-feira, 10, os bombeiros e polícia...

Alerta: Golpe do MEI

Atenção Microempreendedores Individuais! Os golpes estão cada vez mais...

Três Barras inicia campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Três Barras, por meio da Secretaria...

Como resultado dos trabalhos de iniciação científica e de Conclusão de Curso de Engenharia Elétrica, Fabio Burzi e Guilherme Serpe Muniz, ex-alunos e hoje profissionais formados receberam o Certificado de Registro de Programa de Computador outorgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para dois projetos inovadores.

 

 

 

Ambos os acadêmicos, com a orientação do professor Luis Eduardo Palomino Bolivar, desenvolveram pesquisas que foram reconhecidas e certificadas pelo INPI. A primeira pesquisa, realizada no final de 2019 pelo então acadêmico Fábio Burzi, trata-se de um sistema de empréstimo de chaves da Unidade de Marcílio Dias. O segundo projeto foi desenvolvido em 2020 por Guilherme, que automatizou o processo de entrega das chaves com a higienização do material contra vírus, a exemplo do coronavírus, utilizando radiação Ultra-Violeta classe C (UV-C).

 

 

 

O sistema criado por Fábio permite acompanhar a logística de retirada e entrega das chaves dos setores, incluindo a emissão de um relatório sobre a rotina do dia. Já Guilherme construiu uma urna que recebe a chave de forma automatizada, higieniza e faz a baixa no sistema. A higienização acontece com radiação UV-C no combate ao coronavírus.

 

 

 

 

Para o professor Palomino, Líder do Grupo de Pesquisa em Energias Alternativas e Renováveis da UnC e orientador, “a consolidação acadêmica destes trabalhos com dois registros no INPI revelam a importância da formação profissional no que tange a proteção dos direitos dos desenvolvimentos tecnológicos, neste caso de software”, destaca.  

 

FOTO: Urna de radiação UV-C
Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.