Pesquisa Científica foi o tema da aula magna do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNC) na última sexta-feira, 01 de abril, com a aula “Cenários Urbanos Globais: etapas teóricas e práticas de uma pesquisa científica”.
Com a temática Cenários Urbanos Globais: etapas teóricas e práticas de uma pesquisa científica, a atividade marcou o início oficial das atividades da XVII turma de Mestrado e da II turma de Doutorado em Desenvolvimento Regional da UNC. O convidado foi o Professor Doutor Clóvis Ultramari. Atualmente, o palestrante é coordenador da Área do Planejamento Urbano Regional e Demografia (PLURD) junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo o responsável pela gestão e avaliação de mais de cinquenta programas de pós-graduação em todo o Brasil.
Participou da aula magna, o reitor Luciano Bendlin que destacou a trajetória de consolidação dos programas de stricto sensu da UNC. Até o momento, a UNC conta com três programas de mestrado e outro de doutorado, em intenso processo de qualificação.
O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNC) possui trajetória de 17 anos, tendo formado mais de 150 mestres e, desde o ano de 2020, conta também com curso de Doutorado, o único na área do Desenvolvimento Regional em uma ampla região de abrangência. Em sua trajetória de quase duas décadas, o Programa tem realizado pesquisas e desenvolvido projetos que objetivam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população da região do planalto catarinense e sul do Paraná.
Os coordenadores do mestrado, professora Daniela Pedrassani e do doutorado, professor Alexandre Assis Tomporoski, ratificaram a singularidade da ocasião, especialmente para os discentes do programa.
O mestre em desenvolvimento regional e atual doutorando, Diego Gudas, ressaltou a satisfação com a qualidade do processo formativo disponibilizado pelo programa. Segundo Gudas, o mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional da UNC se destaca pela qualidade das aulas, das pesquisas e do corpo docente. “Depois de concluir o curso de mestrado, estou muito feliz em ingressar no doutorado. É um orgulho integrar o corpo discente de um programa tão qualificado”, ressaltou o doutorando.