InícioColunasPercival Farquhar e a História de Três Barras

Percival Farquhar e a História de Três Barras

Últimas notícias

Governo de SC transforma a realidade de estudantes através dos CEJAs

As aulas dos Centros de Educação de Jovens e...

Homem é preso tentando furtar carro no hospital em Canoinhas

A Polícia Militar foi acionada via COPOM para atender...

Percival Farquhar nasceu em York, na Pensilvânia, em 1864, e faleceu em Nova York, em 4 de agosto de 1953 com 89 anos. Um dos empresários mais poderosos que o Brasil já conheceu, se destacou por sua atuação na indústria ferroviária e pela exploração de minério de ferro.

 

A estrada de ferro Madeira-Mamoré, no meio da Amazônia, e a Brazil Railway, conjunto de ferrovias localizado no sul e sudeste do Brasil são as mais conhecidas. Foi o fundador da Southern Brazil Lumber & Colonization Company, que se tornou conhecida como a Lumber, a maior serraria da América Latina, instalada aqui no município no início do século XIX.

 

Em sua trajetória como grande empreendedor, enfrentou a 1ª Guerra Mundial, Guerra do Contestado e por apostar alto muitas vezes em empreendimentos que não deram certo, acabou falindo.

Foto acervo – Museu Municipal de Três Barras – O 1º da esquerda para direita de camisa branca, é Percival Farquhar dono da Lumber e outros conglomerados em 1913 visitando a serraria aqui em Três Barras

 

 

Na foto abaixo Percival Farquhar aparece em uma reportagem no Jornal New York Times. Segundo o New York Times, 22 de setembro de 1912, no artigo Two New Yorkers Try to ‘Harrimanize’ South America, o sonho de Farquhar era dominar todo o transporte ferroviário da América Latina.

                                                                                                                     

Foto – Percival Farquhar, New York Times, 22 de setembro de 1912

Referência: https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?tag=percival-farqhart

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.