InícioCidadeTrês Barras decreta situação de emergência por estiagem no interior do município

Três Barras decreta situação de emergência por estiagem no interior do município

Últimas notícias

Bombeiros resgatam três homens perdidos em área de mata em São Mateus do Sul

Na noite de quarta-feira (19), uma equipe de resgate...

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 6,2 milhões

As seis dezenas do concurso 2.842 da Mega-Sena serão...

Eliminatórias: Brasil enfrenta Colômbia no Mané Garrincha

A seleção brasileira inicia a sua trajetória no ano...

O Governo de Três Barras declarou situação de emergência nas localidades de São João dos Cavalheiros e Campininha, no interior do município, afetadas pela estiagem.

 

 

O decreto n° 4.785 foi assinado pelo prefeito Luiz Shimoguiri na tarde desta sexta-feira (08) em razão dos baixos índices pluviométricos registrados nos últimos dois meses e que tem trazido sérios transtornos aos moradores da zona rural do município.

 

 

 

Conforme o decreto, a falta de chuvas tem afetado o abastecimento de água, provocando uma grave crise hídrica no interior, colocando também em risco a saúde pública, prejudicando as condições de habitabilidade e ocasionando efeitos nocivos para a economia do município.

 

 

 

Relatório de Avaliação de Danos emitido pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil motivou Shimoguiri a tomar a decisão.

 

 

 

De acordo com o órgão, 60 famílias foram atingidas pela falta de água até o momento. Desde o dia 30 de janeiro, um caminhão pipa tem feito o abastecimento nas duas localidades. Foram distribuídos mais de 67 mil litros de água potável fornecidos pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental (Samasa).

 

 

 

A entrega de água é realizada quase que diariamente, com a supervisão de um servidor da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente. A Defesa Civil Municipal passou a acompanhar os trabalhos nesta semana, como também realizar vistorias e levantar demandas de outras famílias nas demais comunidades.

 

 

 

Diante da situação precária no interior e da queda das reservas hídricas nos Rios Canoinhas e Negro, a coordenadora municipal da Defesa Civil, Adrielle da Costa, solicita que a população faça o uso consciente de água. “O racionamento é uma medida necessária também na cidade, já que há previsão de chuva apenas no dia 12 de fevereiro”, explica.

 

 

 

Ainda nesta sexta-feira, a coordenadora municipal participa de reunião no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) em Canoinhas, onde juntamente com o coordenador regional da Defesa Civil, Édson Antocheski, deve oficializar o encaminhamento do decreto ao Estado e União.

 

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.