InícioDestaqueO vínculo mais importante do ser humano: Vínculo Materno

O vínculo mais importante do ser humano: Vínculo Materno

Últimas notícias

Operação contra abuso sexual em Canoinhas e Papanduva é considerada a maior da região

A operaçãoRespectus, deflagrada nesta quarta-feira (24) em Papanduva e...

Após denúncia polícia militar apreende arma sem registro em Três Barras

Na quarta-feira, 24, por volta das 16h, policiais militares...

Escrito por; Jaquelini Conceição

Príncela Santana da Cruz

Erica Eloisa Pulitisky

Paola Malacoski Schimingoski

 

O termo vínculo origina-se do latim vinculum, que significa união com características duradouras, laço e elo de conexão¹.

 

Você sabia que a vida do ser humano é permeada de vínculo?

 

O vínculo materno pode começar antes mesmo da gestação, quando os pais ainda idealizam o bebê. É de fundamental importância a vinculação mãe e bebê desde o princípio, nos anos iniciais do desenvolvimento físico e psíquico da criança². A figura materna denominada de mãe representa alguém que, além de atender aos anseios físicos, também traduz a experiência simbólica dos sentimentos de amor, proteção e amparo, que promovem segurança ao bebê³.

 

Estudiosos na área do desenvolvimento infantil, afirmam que vínculos familiares seguros na infância promovem uma visão mais positiva da realidade bem como uma avaliação mais significativa de si mesmo relacionando também com os vínculos afetivos satisfatórios na vida adulta⁴,5.

 

CONCEITOS: Vínculo seguro ou vínculo afetivo satisfatório seria aquele que produz um ego fortalecido na criança devido ao apoio do ego da mãe. Conforme este contexto, essa criança, cedo, se torna capaz de expressar e lidar com todos os seus sentimentos³.

 

E quando há ausência do vínculo afetivo?

 

Diversas são as consequências causadas pela falta desse vínculo afetivo nos primeiros 6 anos de vida da criança, principalmente nos aspectos cognitivo e afetivo. Os abalos emocionais diante das privações vividas podem causar inúmeros problemas à criança, podendo desenvolver transtorno de conduta, psicose e até mesmo a depressão6.

 

Contudo, o contato familiar repleto de estímulos positivos e demonstrações de afeto é necessário para o desenvolvimento físico e emocional das crianças. O vínculo familiar torna-se básico para a construção das habilidades sociais como a linguagem e sua identidade.

 

DICA: Demonstre, sempre que possível, atenção, cuidado, afeto, preocupação e interesse com a criança e com a família6.

 

Aceite as pessoas como elas são, valorize elogiando os aspectos positivos, e sugerindo mudanças para os aspectos negativos.

 

ATENÇÃO: Uma criança feliz, segura do amor da mãe, enfrenta os desafios da vida com disposição e criatividade. Por outro lado, a criança insegura, que tem dúvidas do amor da mãe e da família por ela, fica facilmente sujeita a uma interpretação errônea dos fatos e com medo de viver a vida plenamente.

 

Aos familiares cabe, desde a descoberta da existência do bebê, a criação de oportunidades de demonstração de afeto e carinho da mãe para seu(s) filho(s).

 

A Universidade do Contestado Campus Canoinhas possui o Núcleo de Serviços em Psicologia (NSP) que oferece serviços gratuitos à comunidade e está localizado na rua Roberto Elke, 85. O agendamento é realizado via SUS. Procure a Unidade de Saúde Básica de seu bairro.

 

REFERÊNCIAS

¹AZEVEDO, F. F. S. Dicionário analógico da língua portuguesa: ideias afins. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon; 2010.

²BOWLBY, J. Cuidados maternos e saúde mental. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

³WINNICOTT, D.W. A família e o desenvolvimento individual. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

⁴BEE, H. A criança em desenvolvimento. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

5SPITZ, R. A. O primeiro ano de vida. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

6DEREVECKI, Raquel. Vínculo familiar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança. Publicado em 26 de agosto de 2019. Disponível em: https://www.semprefamilia.com.br/pais-e-filhos/vinculo-familiar-e-essencial-para-o-desenvolvimento-cognitivo-da-crianca. Acessado em: 08/09/2020.

[1] Jaquelini Conceição – Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade do Contestado (UnC). Email: [email protected]

[2] Princela Santana da Cruz – Docente do curso de Psicologia da UnC Canoinhas e Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). Email: [email protected]

[3] Erica Eloisa Paulitisky – Discente do curso de Psicologia da Universidade do Contestado UnC. Email: [email protected]

[4] Paola Malacoski Schimingoski – Discente do curso de Psicologia da Universidade do Contestado UnC. Email: [email protected]

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.