A educação está passando por uma metamorfose. Muitas são as propostas metodológicas de utilização de ferramentas de mídias e outros recursos tecnológicos aplicados ao processo de ensino e aprendizagem. Conhecer e aprender a utilizar estes recursos propiciam práticas inovadoras na atuação docente, principalmente na educação profissionalizante e tecnológica.
As ferramentas de mídias conforme listados por Monteiro (2013) são:
1) Digital: que se referem ao uso da Internet, programas educacionais, jogos de computador e TV digital;
2) Eletrônica: direcionado ao uso da televisão, rádio, cinema, DVs e recursos audiovisuais e;
3) Impressa: que compõem jornais, revistas, fôlderes e catálogos.
Estes recursos contribuem para um processo de ensino aprendizagem mais prazerosa ao possibilitar aulas mais dinâmicas do que as aulas limitadas apenas ao uso de quadro, giz, mesas e cadeiras e, especialmente no ensino profissionalizante e tecnológica, contribuem para a formação mais envolvente e assimilativa, principalmente se usada de forma adequada dentro de uma metodologia de ensino que promova a inclusão social.
Os alunos que procuram pela formação profissionalizante e tecnológica têm como objetivo sua inserção no mercado de trabalho, dessa forma, o conhecimento e o uso de ferramentas de mídias e das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, contribuem para uma formação mais abrangente desses alunos segundo as demandas do mercado ocupacional trabalhista.
A inclusão social também se torna mais efetiva através das TICs, as quais possibilitam a oferta de maiores quantidades de cursos às pessoas em áreas longínquas, principalmente aquelas desprovidas de colégios ou faculdades, permitindo ao aluno estudar em casa, ou em outro local conveniente com flexibilidade de horários. E para as pessoas com deficiência, o uso dessas tecnologias tem se constituído como uma forma pela qual elas podem se comunicar com o mundo exterior, expressando com mais facilidade seus desejos, pensamentos e emoções.
Alguns exemplos de TICs que podem ser utilizados pelos docentes na educação profissionalizante e tecnológica bem como pelos alunos são: computadores pessoais; câmeras de vídeo; suportes para guardar e portar dados como discos rígidos ou HDs, cartões de memória, pendrives; celulares; Tv por Assinatura, TV a cabo, TV por antena parabólica, TV digital; Internet; streaming, podcasting; captura eletrônica ou digitalização de imagens por meio de scaners; fotografia, cinema, vídeo e som digital (TV e rádio digital); tecnologias de acesso remoto: Wi-Fi e Bluetooth (CANAL TI, 2017).
As mudanças nas práticas da docência diante dos processos culturais gerados pelas ferramentas de mídias e TIC’s, como recursos durante o processo de ensino-aprendizagem, favorece a transmissão de conhecimento e tem como objetivo melhorar cada vez mais o ensino ao colaboram com os métodos pedagógicos dos docentes, tornando as aulas mais atrativas, divertidas e informativas. Porém é necessário que o professor conheça esses recursos e consiga aplicá-las na sala de aula, dominando as técnicas de uso. Essa possibilidade envolve repensar o papel do professor, que é quem planeja, implementa e propõe os métodos de ensino.
Ao refletir sobre a sua prática e assumir uma postura ativa e responsável na sua atuação como um agente de mudança, o docente poderá criar novos paradigmas em relação à educação, gerando maior motivação e transcendendo as expectativas na prática educacional, ao ir sempre mais além na transmissão de conhecimentos.
Referências
CANAL TI. TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação. Publicado em 14 fev. 2017. Disponível em: < https://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/a-importancia-de-utilizar-as-midias-na-educacao2> Acesso em: 20 nov. 2021
MONTEIRO, Victor. A importância de utilizar as mídias na educação. Portal Cursos CPT. Publicado em 29 jun. 2013. Disponível em: < https://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/a-importancia-de-utilizar-as-midias-na-educacao2> Acesso em: 20 nov. 2021
Autora:
Príncela Santana da Cruz. Professora e Psicóloga Clínica E-mail: [email protected]