Em épocas como o fim e início de ano normalmente a maioria das pessoas paralisa de forma parcial ou totalmente as tradicionais atividades laborais anuais. Algumas refletem, estabelecem metas e projetam o futuro. É, também, o tempo de nos perguntarmos: Das suas resoluções do ano passado, o que realmente virou realidade? O tempo não para – ele vai passar de qualquer forma, com você agindo ou não. A questão é: O que você estará fazendo daqui a três, cinco ou dez anos? E se uma dessas metas for ingressar em um Programa de Mestrado ou Doutorado? Você já pensou em novas possibilidades que poderão se apresentar para sua vida profissional?
Muitas vezes, a decisão de investir na formação acadêmica avançada parece difícil, exigente, complexa ou quase impossível. Afinal, a vida está cheia de compromissos e desafios imediatos. No entanto, investir no seu desenvolvimento pessoal, preferencialmente intelectual, acadêmico e profissional pode ser ou fazer a grande diferença entre continuar no mesmo lugar e transformar completamente o seu futuro pessoal e profissional. Além disso, quando você escolhe um Programa com impacto regional, como o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) – Mestrado e Doutorado – da Universidade do Contestado (UNC), a trajetória não muda apenas a sua vida, mas pode ser uma oportunidade de influenciar positivamente a sua vida e de toda a comunidade de entorno.
O Mestrado e o Doutorado não são apenas títulos acadêmicos; são experiências diferenciadas e transformadoras, pois oferecem a oportunidade de aprofundar conceitos, conhecimentos, criar redes de relacionamentos, desenvolver novas habilidades e contribuir para a construção de soluções de problemas reais. Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas com níveis avançados de educação ou formação acadêmica têm maiores taxas de empregabilidade e ganhos financeiros ao longo da vida. Além disso, o Brasil tem se destacado pela criação de Programas de Pós-Graduação que aliam pesquisa acadêmica e impacto social, como o é o caso do PPGDR.
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNC é uma iniciativa que vai além dos estudos acadêmicos. O Programa adota abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, tratando o desenvolvimento socioeconômico como um processo e, também, aliando o resultado de fatores econômicos, culturais, políticos, sociais, ambientais e científico-tecnológicos.
Com duas Linhas de Pesquisa principais, o PPGDR oferece oportunidades para quem deseja entender e atuar nos desafios regionais de forma diferenciada, inovadora e qualificada. A primeira Linha, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, concentra-se no estudo do impacto de Políticas Públicas sobre o desenvolvimento em contextos urbanos e rurais, abordando questões éticas, histórico-culturais e socioeconômicas. Nessa linha, o Território do Contestado desempenha papel central, fornecendo uma ampla base histórico-social para análises e proposições. Já a segunda Linha, Ambientes e Dinâmicas Socioeconômicas e Organizacionais nos Territórios, explora a dinâmica territorial com ênfase em economia regional, arranjos produtivos, inovação e empreendedorismo. Além disso, aborda a governança territorial e os impactos socioeconômicos de ações voltadas ao desenvolvimento de territórios e regiões, promovendo olhares críticos e abrangentes sobre os desafios e potencialidades nacionais, regionais e locais.
O Programa oferece disciplinas que exploram Teorias do Desenvolvimento, Economia Regional, Políticas Públicas e Metodologias de Pesquisa, preparando o discente para analisar e intervir em contextos reais. Além disso, há disciplinas eletivas que atendem a interesses variados, como Sustentabilidade, Biopolítica, Governança Territorial e Métodos de Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. Esse caráter multidisciplinar e interdisciplinar proporciona formação ampla, completa e alinhada às demandas regionais e contemporâneas.
Essa formação eclética prepara o estudante para atuar em diversos setores, incluindo: Ensino Superior e pesquisa, gestão em organizações públicas e privadas, consultoria para empresas e organizações governamentais ou não, empreendedorismo com foco no impacto social e econômico, dentre outras.
Enquanto muitos fazem listas de metas para o ano novo, poucas pessoas realmente agem para realizá-las. Fazer um Mestrado ou Doutorado é uma oportunidade, senão, um compromisso consigo e com o futuro regional, mas, também, com o presente, e pode significar uma decisão de construir algo expressivo, pessoal e social, enquanto o tempo avança.
OCDE. ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Education at a Glance 2023. Disponível em: https://www.oecd.org/education/education-at-a-glance/. Acesso em: 5 dez. 2024.
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO. Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Disponível em: https://www.unc.br/mestrado-pmdr. Acesso em: 5 dez. 2024.
Manuela Pozza Ellwanger. Mestranda em Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contesta (UNC).
Teresinha Chiraski linzmeyer. Mestranda em Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contesta (UNC).
Jairo Marchesan. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contesta (UNC).