InícioCegueira e SolidariedadeO que é uma Bacia Hidrográfica?

O que é uma Bacia Hidrográfica?

Últimas notícias

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.716 da Mega-Sena serão...

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir...

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

Com o potencial de destravar até R$ 30 bilhões...

Bacia (objeto) é um recipiente de metal ou plástico, normalmente de uso doméstico e que contém um fundo, paredes laterais, borda e pode ser utilizada para diferentes fins, inclusive armazenar água. Já o termo hidrográfica, refere-se às águas – denominados recursos hídricos -, sejam superficiais, como rios, lagos e nascentes, e subterrâneas. Assim, uma bacia hidrográfica é entendida como um determinado espaço ou território geográfico e as águas que o compõem.

 

Este espaço ou território possui as partes mais baixas – normalmente os rios, as laterais (paredes), encostas e as partes mais altas, denominadas topos de morros. Então, conceitualmente, podemos definir bacia hidrográfica como uma determinada área de terras, delimitadas topograficamente pelas partes mais altas – topos de morros ou divisores de águas, também denominados interflúvios. Todas as águas da bacia hidrográfica, desde as partes mais altas (área de nascentes), como os córregos (afluentes e subafluentes), convergem ou são drenadas direta ou indiretamente para as áreas mais baixas, formando um rio principal. Mas, para além dos aspectos biofísicos naturais da bacia hidrográfica, a mesma é composta pelos componentes econômicos (produção agrícola, industrial, …), demográficos (população humana), e outros.

 

 

O que interfere diretamente na qualidade ambiental do espaço ou de uma bacia hidrográfica, são os que se referem ao uso e ocupação do solo, o cuidado com as águas (proteção das matas ciliares e tratamento dos afluentes) e os seus próprios habitantes. A grande Bacia hidrográfica do Planalto Norte Catarinense é a do Rio Canoinhas, e suas águas escoam para a Bacia do Prata e de lá para o Oceano Atlântico (Mar Del Plata) regionalmente pertencemos à Bacia hidrográfica do Rio Canoinhas. Às vezes, podemos estar ou atuar dentro de uma Sub-Bacia ou micro bacia hidrográfica. Ainda existem as microbacias hidrográficas, as quais são pequenas bacias hidrográficas e pertencem a pequenos rios.

 

 

Nós sempre estamos, vivemos ou moramos em uma bacia hidrográfica, por isso é interessante e acima de tudo importante sabermos para qual bacia vai a água da chuva que cai onde estamos ou moramos, a área da referida bacia, localização geográfica da bacia ou da microbacia, sua história referente ao processo de ocupação e transformação do espaço, modos de obtenção e usos das águas ao longo do tempo, o porquê do referido nome, principais atividades econômicas nela desenvolvidas, demandas e consumo de água, como era o rio e como está, dentre outros.

 

 

Tudo o que realizamos ou fazemos em uma bacia hidrográfica, como, por exemplo, ocupação, usos e transformação dos solos vão repercutir de forma positiva ou negativa, principalmente na quantidade e qualidade das águas e dos rios que a compõem. Uma bacia hidrográfica pode ser comparada a um corpo humano, isto é, se, por acaso, tropeçar e machucar o pé, a dor não se restringe ou permanece apenas no seu pé! As expressões do semblante, da boca ou outras partes do corpo se manifestam! Assim também é com uma bacia hidrográfica, tudo está interligado ou conectado! Se ocorrer poluição, alterações devido às intervenções humanas ou por usos dos solos, repercutirão na quantidade ou na qualidade das águas à jusante.

 

 

 

Assim, tudo o que é e como é feito dentro de uma bacia, tais como ocupações, usos e transformações do espaço e eventuais poluições, vão repercutir na quantidade ou na qualidade das águas! As inundações, por exemplo, são reflexos das ocupações sobre o rio, sua retificação e canalização, bem como, pelas ações executadas à montante da cidade. A bacia hidrográfica precisa ser vista, percebida e entendida como unidade territorial produtora, armazenadora ou retentora de água e não como simplesmente escoadora das águas para os rios.

 

 

 

Nesta direção, sugere-se que cada pessoa se sinta pertencente, responsável de fato pela bacia hidrográfica (casa) onde mora, e que, em todas as ações cotidianas leve em consideração e cuide do ambiente, pois tudo o se faz vai repercutir na referida “casa” – nas águas da própria bacia.

 

 

Dr. Jairo Marchesan. Docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental da Universidade do Contestado (UnC).

E-mail: [email protected]

André Leão – Engenheiro Ambiental e Sanitarista (Pesquisador)

Rafael Leão – Engenheiro Ambiental e Sanitarista (Pesquisador)

Murilo Anzanello Nichele – Biólogo (Pesquisador)

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.