Os alunos da primeira turma do curso superior de Agronomia do Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) terão uma aula muito especial sobre “a nossa araucária e o nosso pinhão”, na próxima segunda-feira (11), com o professor titular sênior da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Flávio Zanette, reconhecido como um dos maiores pesquisadores de araucárias do país. A aula magna do novo curso de bacharelado está marcada para às 13h30, no Auditório, e contará também com a presença da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider.
Conhecido por suas pesquisas com a Araucaria angustifolia, o pinheiro do Paraná, o professor defende a necessidade não só de evitar o corte, mas, principalmente, de incentivar o plantio da árvore, para evitar sua extinção. Zanette é responsável por pesquisas que geraram o pinheiro de proveta e defende as técnicas de enxerto como uma saída para estimular o plantio econômico da espécie.
Nascido em Criciúma (SC), Flávio Zanette vive há 55 anos no Paraná. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1970), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Fitotecnia – Universite de Clermont II (1981). Atualmente é professor bolsista sênior da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Araucaria angustifolia, atuando principalmente nos seguintes temas: morfogênese, poda de plantas, dormência, enxertia e estaquia e produção de pinhões.
O curso
Sonho antigo da região do Planalto Norte, o curso de Agronomia deu início à sua primeira turma no Câmpus Canoinhas neste semestre. O novo curso tem carga horária total de 4.120 horas, distribuídas em dez semestres de duração, com aulas presenciais em turno integral, predominantemente no período vespertino. O objetivo do curso é preparar profissionais para atuarem em diversos segmentos do setor agropecuário, com conhecimento em sistemas de produção vegetal e animal e em preservação ambiental.
Embora o ingresso no IFSC seja pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite que candidatos de todo país se inscrevam para as vagas, a primeira turma de Agronomia é formada em sua maioria por estudantes da região. Dos 40 ingressantes, 16 são de Canoinhas e 13 vêm de municípios próximos: Três Barras (6), Major Vieira (2), Santa Terezinha (1), Monte Castelo (1), Bela Vista do Toldo (1), Mafra (1) e Rio Negrinho (1). Os outros alunos são dos estados do Paraná (6), São Paulo (3), Mato Grosso (1) e Pará (1).
Por Liane Dani | Jornalista do IFSC com informações da Assessoria de Comunicação Social do Setor de Agrárias da UFPR