InícioConexão SaúdeNÃO CONSIGO DORMIR: A INSÔNIA NO BANCO DOS RÉUS

NÃO CONSIGO DORMIR: A INSÔNIA NO BANCO DOS RÉUS

Últimas notícias

Operação contra abuso sexual em Canoinhas e Papanduva é considerada a maior da região

A operaçãoRespectus, deflagrada nesta quarta-feira (24) em Papanduva e...

Após denúncia polícia militar apreende arma sem registro em Três Barras

Na quarta-feira, 24, por volta das 16h, policiais militares...

Olá gente amiga, é com grande alegria e verdadeira satisfação que aqui estamos para mais um encontro na nossa Conexão Saúde. E hoje, estaremos destacando um assunto muito importante e que afeta uma boa parte da população mundial: a insônia e as maleficências de uma noite mal dormida. Portanto, pare tudo que você estiver fazendo e preste atenção nesta nossa matéria, temos certeza que você irá sanar muitas dúvidas e derrubar por terra muitos mitos que assombram o “X” da questão.

 

 

Segundo dados, cerca de uma em cada cinco pessoas sofrem deste mal. O ritual é o de sempre: preparar-se para dormir, apagar as luzes e deitar na cama. Sempre funciona. Mas, nos últimos dias, o sono simplesmente não vem. É a temida insônia, condição que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo, e que pode ou não estar relacionada a problemas mais graves.

 

 

A insônia é caracterizada pela dificuldade em pegar no sono ou permanecer dormindo. Em muitos casos, também pode dificultar quando a pessoa tenta voltar a dormir após ser acordada por algum evento externo. Suas causas estão relacionadas a maus hábitos, como uso de aparelhos eletrônicos e alimentos estimulantes logo antes de dormir, distúrbios psiquiátricos e até mesmo doenças.

 

 

A ausência total do sono pode surgir de forma esporádica ou se ser frequente. Esta situação é mais comum em períodos de estresse, podendo também estar associada a doenças, como a depressão, ou estar associada a situações como gravidez, menopausa ou na terceira idade, períodos que causam modificações na fisiologia do organismo. Para tratar a insônia, é muito importante adotar bons hábitos para reeducar o corpo a adormecer no momento certo, chamados de terapia de higiene do sono, como evitar assistir televisão ou olhar o celular na hora de dormir, evitar deitar cada dia em um horário diferente e praticar exercícios físicos durante o dia, por exemplo. Além disso, existem remédios naturais, como chá de maracujá ou camomila, que podem ser usados para facilitar o sono.

 

 

Já os remédios de farmácia para dormir, como Diazepam ou Clonazepam, por exemplo, devem ser evitados, pelo seu risco de dependência e de efeitos colaterais, como quedas, devendo ser usados somente sob a indicação médica. As causas da insônia podem estar relacionadas ao estresse, ansiedade e até mesmo ao consumo excessivo de alimentos estimulantes, como o café. Outras causas comuns da insônia incluem:

 

  • Depressão;
  • Alterações hormonais, como na menopausa;
  • Uso de drogas ilícitas;
  • Uso prolongado de remédios para dormir;
  • Não ter bons hábitos de sono, como não respeitar o horário de dormir e acordar;
  • Síndrome do Jet Lag ou da mudança dos fusos horários;
  • Mudanças contínuas de horários, como ocorre com profissionais que trabalham por turnos;
  • Envelhecimento, pois os idosos estão mais propensos a alterações do sono e dificuldades para dormir;
  • Doenças, como, por exemplo, a fibromialgia, que gera dor por todo o corpo sem justificativa aparente, causando cansaço.

 

 

O diagnóstico da insônia deve ser feito através da avaliação pelo médico do padrão de sono, do uso de medicamentos, grau de estresse psicológico, consumo de álcool e o nível de atividade física. Deve ser baseado nas necessidades individuais porque a necessidade de horas de sono não é igual para todos. O tratamento natural para insônia pode ser feito com a ingestão de um chá calmante, como maracujá, hipericão, tília ou camomila, por exemplo, pois são plantas medicinais possuem propriedades calmantes que vão ajudar a dormir melhor. O chá de tilia é feito adicionando-se 2 colheres de sopa de tília para 2 xícaras de água fervente, tampar e beber cerca de 2 a 3 xícaras por dia quando morno. Para fazer o chá de camomila, deve-se acrescentar uma colher de sopa de flores secas de camomila em uma xícara e adicionar água fervente e quando morno beber. Além disto, é possível utilizar remédios fitoterápicos naturais, como a Valeriana, que tem ação sedativa e analgésica.

 

 

Na próxima edição, estaremos retornando com mais informações de interesse da nossa população. Para qualquer dúvida que possa surgir durante a semana, entre em contato com a nossa equipe de reportagem, através do seguinte endereço eletrônico: [email protected] e teremos o maior prazer em retornar com a resposta. Um forte abraço a todos e até mais!

Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetanortesc.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.